top of page

GOTS – NOVA VERSÃO DO GLOBAL ORGANIC TEXTILE STANDARD


Foi publicada a versão 5.0 da norma GOTS (Global Organic Textile Standard). GOTS é uma norma para o processamento de têxteis feitos com 95% de fibras orgânicas certificadas ou pelo menos 70%. O objetivo da norma é definir requisitos reconhecidos a nível mundial que assegurem o estatuto orgânico dos têxteis, desde a colheita das matérias-primas até à produção ambientalmente e socialmente responsável, a fim de proporcionar uma garantia credível ao consumidor final.


As principais disposições da GOTS, tais como o teor mínimo de fibras orgânicas certificadas e as proibições gerais sobre o uso de produtos químicos tóxicos e nocivos, mantêm-se.


Os critérios para "fibras adicionadas" são agora mais rigorosos no que se refere às fibras celulósicas regeneradas. O uso de Viscose e Modal está agora limitado a 10% (25% para vestuário de desporto e meias). O Liocel pode ainda ser usado até 30%.


Pela primeira vez, a GOTS permitirá que os "Produtos Combinados", como carrinhos de bebé com tecidos têxteis, berços, assentos de carro, ou móveis com estofos de tecido, tenham componentes de tecidos certificados.


Em relação aos critérios sociais, foi adicionada uma seção explícita sobre Comportamento Empresarial Ético, com base nos Princípios do Pacto Global da ONU.


Consulte aqui.

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page