JURÍDICO
Constitui preocupação prioritária da ANIVEC/APIV a manutenção de um mundo empresarial actualizado, que assegure o seu bom funcionamento e crie as condições favoráveis ao seu desenvolvimento e competitividade.
A Contratação coletiva revela-se com o principal instrumento para a regulação das condições de trabalho, categorias e tabelas salariais do setor, contribuindo eficazmente para a flexibilidade e o desenvolvimento das empresas, ajustando-se continuamente à realidade sócio-laboral e não se esgotando nas cláusulas de foro salarial.
O universo empresarial assiste a uma permanente e acelerada evolução também nos domínios jurídico- comercial, societário e fiscal, o que exige uma constante adaptação e dotação de mecanismos contratuais e legais inovadores., daí que a Associação disponha de recursos que, nas áreas da sua competência, participam activamente na defesa e promoção dos interesses empresariais, nomeadamente na:
-
Contratação coletiva – celebração do Contrato Coletivo de Trabalho, interpretação e fomento da boa aplicação das respetivas cláusulas.
-
Participação em reuniões de comissões especializadas de assuntos jurídico-laborais da CIP e outras entidades privadas e públicas – participação na elaboração de legislação.
-
Consultoria personalizada nas áreas laboral, social, fiscal e do emprego e formação.
-
Apresentação das preocupações da associação e seus associados e elaboração de sugestões nos diversos domínios legislativos do seu interesse;
-
Atualização contínua de informação legislativa.
Na área laboral, destaca-se um especial acompanhamento nas questões do foro:
-
Procedimento disciplinar;
-
Celebração e cessação de contratos de trabalho;
-
Higiene, segurança e saúde no trabalho;
-
Apoios e isenções que permitam a qualificação dos recursos humanos;
-
Formação Profissional.
-
Direito colectivo.
Prestação de serviços aos seus associados nomeadamente de consultoria jurídica personalizada naqueles domínios e sobretudo nas áreas do emprego, formação e qualificação profissional, da saúde higiene e segurança no trabalho, do direito laboral, bem como ainda noutras matérias e situações de particular relevo e importância para o empregador nas suas relações com o trabalhador e ou as suas estruturas representativas.
Torna-se crucial interligar a competitividade das empresas à qualidade de vida de empregadores e trabalhadores, através da responsabilidade social.
A integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações, revela-se a grande janela da indústria portuguesa de vestuario para o Mundo, assim promovendo um desenvolvimento sustentável.
Contacto: juridico@anivec.com
Drª Manuela Folhadela