SIGA-NOS:

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

INTERCOLOR

 

 

 

 

 

 

A INTERCOLOR é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento da cor, constituída por um grupo interdisciplinar de especialistas em cores. Esses especialistas não só representam os organismos nacionais, como trabalham para os grandes intervenientes no têxtil, na moda e no design, bem como, em todos os sectores em que a cor intervém.

 

A Intercolor (International Study Commission for Textile and Fashion Color) foi criada em 1963 sob a iniciativa de três países fundadores: a França, a Suiça e o Japão.

 

A primeira reunião teve lugar em Paris a 9 de Setembro do mesmo ano com onze países participantes, onde se concluiu que a cor para a moda deveria ser discutida internacionalmente. Desde então, realizam-se reuniões duas vezes por ano, agrupando os representantes de todos os países membro.

 

A INTERCOLOR é reservada exclusivamente a organizações nacionais não comerciais, especializadas na coordenação de cores para a indústria têxtil e de moda.

 

A ANIVEC/APIV, em representação de Portugal, é membro deste organismo desde 1990, tendo sido já eleita para o cargo de Presidente desta organização três vezes.

 

Cada país é exclusivamente representado por uma única instituição, cuja candidatura é submetida à apreciação da Assembleia Geral e terá de ser votada por unanimidade.

 

Atualmente conta com quinze países membro na Europa e na Ásia: Alemanha, China, Coreia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Hungria, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Suíça, Tailândia e Turquia.

 

A INTERCOLOR reúne duas vezes por ano, com sessões de trabalho onde os delegados apresentam as suas propostas de cor para uma estação específica e os conceitos, estilos de vida e ambientes que influenciaram a sua escolha. Após dois dias de discussão, as principais tendências são resumidas e elaborada a paleta de cor INTERCOLOR resultante das sessões de trabalho.