SIGA-NOS:

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

GINETEX

SIMBOLOGIA DE ETIQUETAGEM DE CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS

 

 

 

 

 

 

 

O GINETEX, International Association for Textile Care Labelling, foi fundado em Paris em 1963, na sequência de diversos Simpósios Internacionais para a Etiquetagem de Conservação de Têxteis no final da década de 1950.

 

O GINETEX criou um sistema de etiquetagem de conservação para os produtos têxteis aplicável ​​a nível internacional, com base em símbolos. Os pictogramas utilizados são marcas registadas na maioria dos países e são propriedade do GINETEX. O sistema de etiquetagem de conservação dá aos consumidores e empresas têxteis as informações corretas sobre o tratamento de conservação de produtos têxteis. Os processos indicados pelos símbolos deverão evitar qualquer dano irreversível no produto.

 

O GINETEX define e promove o sistema de símbolos de etiquetagem de conservação e coordena o seu desenvolvimento técnico a nível internacional, de forma a assegurar que sejam tidos em conta quaisquer novos desenvolvimentos técnicos e ecológicos, bem como, as mudanças nas práticas de consumo. Os elementos técnicos essenciais para a sua implementação estão contidos em regulamentos técnicos.

 

O GINETEX tem como membros um grande número de organizações nacionais que representam a indústria têxtil, vestuário, retalho e outras partes interessadas no tratamento de têxteis. Entre os seus membros estão representados diversos países: Áustria, Bélgica, Brasil, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça, Tunísia, Turquia, Reino Unido.

 

Os símbolos de conservação são marcas registadas propriedade do GINETEX, objeto de direitos de autor ©. A ANIVEC/APIV, é a entidade em Portugal que tem a responsabilidade de conceder a autorização para reprodução e utilização dos símbolos, de promover a implementação dos mesmos, assim como de controlar o seu uso.

 

Os associados da ANIVEC/APIV além de usufruírem de toda a informação, recebem anualmente (ano civil) uma autorização para utilização da simbologia a nível mundial. A ANIVEC/APIV disponibiliza aos seus associados, informação sobre os requisitos de etiquetagem nos principais mercados em todo o mundo, desde a etiquetagem de conservação ao conteúdo em fibras e país de origem.

 

A legislação na maioria dos mercados europeus exige que o consumidor seja informado sobre os cuidados de conservação das peças no momento da compra. Como os símbolos de conservação são marcas registadas em certos mercados europeus, as empresas exportadoras têm de obter autorização para usar os símbolos em cada país europeu em que vendem. O uso indevido pode originar ações legais nesses países.

 

Os associados da ANIVEC/APIV têm a mais valia de poderem utilizar os símbolos em qualquer país. Contudo, lembramos que, a má utilização dos referidos símbolos, pode levar à suspensão/anulação da autorização.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

A ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção é a representante da indústria de vestuário portuguesa, estando empenhada em defender, quotidianamente, os interesses de todas as empresas do setor. Neste contexto, e tendo em conta que o correto enquadramento legal das empresas no mercado interno e externo deve ser uma prioridade, alertamos para a leitura atenta da informação abaixo sobre a utilização dos símbolos de etiquetagem, assim como da brochura em anexo da Direção-Geral do Consumidor.

 

SABE QUE OS SÍMBOLOS DE CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS SÃO MARCAS REGISTADAS DE REPRODUÇÃO PROTEGIDA?

 

Os símbolos de conservação de têxteis são marcas registadas na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) pelo GINETEX, uma organização internacional que tem sede em Paris.

 

A ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção) é o representante Português do GINETEX.

 

SABE QUE A EXPORTAÇÃO PARA DETERMINADOS PAÍSES ESTÁ SUJEITA AO PAGAMENTO DE UMA TAXA DE SERVIÇO?

 

Para usar estes símbolos em vários países membro do GINETEX, deve ser paga uma taxa de serviço. A taxa é variável de país para país, mas pode ser cobrada por peça, e pode chegar a centenas de milhares de euros. O uso indevido pode conduzir a ações legais.

 

CONHECE AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE CONSERVAÇÃO?

 

A etiquetagem fornece informação relevante no ato da compra, sobre a utilização e conservação dos artigos têxteis. O princípio base da etiquetagem é de que a informação não deve ser ambígua. Uma etiqueta que possa induzir em erro o consumidor deve ser evitada.

 

Além disso, as etiquetas são também uma fonte de informação para os vendedores na sua tarefa de aconselhamento e para os profissionais de limpeza.

 

A informação dada nas etiquetas também facilita a comunicação entre os elos da cadeia têxtil (fabricantes de tecidos, confecionadores de vestuário, distribuição e comércio).

 

O fabricante que decide colocar informação numa etiqueta é sempre responsável pelo seu conteúdo (responsabilidade pelo produto).

 

Seguir corretamente as indicações da etiqueta de conservação ajuda a manter a roupa na melhor forma possível, reduz o número de reclamações de clientes, de reparação e ou substituição do produto, bem como eventuais ações de indemnização.

 

SABE ONDE PODE OBTER INFORMAÇÃO SOBRE A ETIQUETAGEM DE CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS?

 

A ANIVEC/APIV disponibiliza uma ampla gama de informações sobre os requisitos de etiquetagem nos principais mercados em todo o mundo, desde a etiquetagem de conservação ao conteúdo em fibras, país de origem, etc.

 

A ANIVEC/APIV representa o GINETEX em Portugal, com a responsabilidade de promover a implementação dos símbolos de conservação de têxteis, de conceder o direito de reprodução e utilização dos mesmos, assim como de controlar o seu uso.

 

Os símbolos do GINETEX deram também origem à Norma NP EN ISO 3758 - Têxteis, Simbologia de etiquetagem de conservação. De acordo com a Norma, se não for dada informação para qualquer um dos cinco símbolos básicos, é permitido o tratamento de conservação correspondente a esse símbolo.

 

Para obter informações, contacte o Gabinete Técnico da ANIVEC/APIV por email tecnico@anivec.com, ou telefone 226165471.

 

 

Brochura Direcção Geral do Consumidor                 Brochura CLEVERCARE