top of page

PLATAFORMA ELETRÓNICA EUROPEIA PARA A RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS DE CONSUMO EM LINHA


A Comissão Europeia lançou a 15 de fevereiro uma nova plataforma para ajudar os consumidores e os comerciantes a resolver litígios em linha relativamente a uma compra feita em linha.


A plataforma de resolução de litígios em linha oferece um ponto de entrada único para os consumidores e comerciantes que pretendam resolver litígios decorrentes de compras efetuadas em linha, tanto a nível nacional como em outros países da União Europeia.


As entidades de resolução alternativa de litígios, constantes da lista comunicada à Comissão Europeia, passam a estar ligadas à plataforma para atuarem na resolução dos problemas que opuserem as partes em conflito.


A plataforma é fácil de usar e acessível a todos os tipos de dispositivos. Os consumidores podem preencher o formulário de reclamação sobre a plataforma em três passos simples.


A plataforma oferece aos utilizadores a possibilidade de conduzir todo o procedimento de resolução em linha.


A plataforma é multilíngue. Um serviço de tradução está disponível na plataforma para ajudar em litígios que envolvam partes com base em diferentes países europeus.


Cerca de 117 entidades de resolução alternativa de litígios de 17 Estados-Membros estão ligadas à plataforma de Resolução de litígios em linha. A Comissão está a trabalhar com os Estados-Membros para alcançar uma cobertura completa de todos os Estados-Membros e setores o mais rapidamente possível. A Resolução Alternativa de Litígios oferece uma maneira rápida e barata para resolver litígios. Esta é uma maneira adicional para os consumidores resolverem os seus litígios e não irá substituir a possibilidade de recorrer ao tribunal, que é no entanto geralmente mais caro e demora mais tempo (apenas 45% dos consumidores estão satisfeitos com a forma como um tribunal trata a sua queixa).


Os comerciantes também beneficiarão desta nova plataforma, como procedimentos de resolução alternativa que irão ajudá-los a evitar taxas de litígio onerosas e manter boas relações com os clientes.


A base jurídica para a criação da plataforma de Resolução de litígios em linha é o Regulamento sobre Resolução de litígios de consumo em linha, que descreve as principais funções da plataforma, bem como o fluxo de trabalho para um litígio que é enviado através da plataforma. O regulamento baseia-se na Diretiva sobre a Resolução Alternativa de Litígios de consumo.


O acesso à Resolução Alternativa de Litígios é assegurado quer o produto ou serviço tenha sido adquirido em linha ou não e se o comerciante está estabelecido no Estado-Membro do consumidor ou noutro Estado-Membro.


Os Estados-Membros estabelecem as listas nacionais de organismos que oferecem alternativa de litígios procedimentos de resolução. Todos os organismos de resolução alternativa de litígios incluídos nessas listas devem cumprir os requisitos de qualidade obrigatórios estabelecidos pela legislação da UE.


Mais informação


Em caso de dúvida ou dificuldade sobre o objetivo, o uso ou acesso à nova plataforma, deve ser contactado o Centro Europeu do Consumidor em Portugal, que desempenha a função de Ponto de Contacto nacional da Plataforma.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page