top of page

BRASIL – ESTABELECIMENTO DE EMPRESAS


O documento “Brasil – Estabelecimento de Empresas” (maio 2015), agora publicado pela AICEP, disponibiliza informação sobre o quadro legal de diversas áreas relevantes para o investimento estrangeiro (ex.: regime jurídico de investimento estrangeiro; constituição de empresas; sistema laboral; sistema fiscal e incentivos), procurando facilitar a tomada de decisão por parte dos potenciais investidores portugueses.



O Brasil manteve a posição de 7ª economia mundial e a 1ª da América Latina em 2014, possuindo uma população de cerca de 203 milhões de habitantes, a maior dos países da região.


Na área do investimento e do comércio internacional o país tem ocupado posições de destaque nos últimos anos: 5º recetor mundial de investimento direto estrangeiro em 2014; 21º importador de bens (quota de 1,3 por cento do total em 2014) e 17º de serviços (1,8 por cento do total); 25º exportador de bens (1,2 por cento do total mundial).


Segundo dados do Banco Central do Brasil, destacam-se como setores de atividade económica mais relevantes na aplicação do capital estrangeiro, por ordem decrescente, os serviços (40 por centodo total em 2013), a indústria (33 por cento) e os recursos naturais (26 por cento).


Relativamente ao investimento português, atualmente existe um número bastante alargado de empresas portuguesas estabelecidas no Brasil, que abrangem diversos setores da economia, com especial destaque dos setores da construção, energia, turismo, agro-negócio e serviços.


Beneficiando de condições de acesso preferenciais a vários países da América Latina, o Brasil pode também constituir um importante parceiro estratégico para as empresas portuguesas, como plataforma de acesso a outros mercados.


Consulte o documento aqui!


2015-05-21

AICEP

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page