top of page

AICEP - FICHA DE MERCADO TURQUIA

A “Ficha de Mercado da Turquia”, publicada pela AICEP, faz uma análise da economia turca, das relações económicas Portugal-Turquia e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.



As exportações portuguesas de bens para a Turquia cresceram 5,9% em 2014 face ao ano anterior, confirmando uma tendência de crescimento que se tem verificado ao longo dos últimos anos. Entre 2010 e 2014, a taxa média de crescimento anual foi de 11%.


O crescente interesse pelo mercado da Turquia é igualmente confirmado pelo número de empresas portuguesas que exportam produtos para aquele mercado, que passou de 506 em 2009 para 638 em 2013.


Em 2013, a Turquia era a 17ª maior economia do mundo, ocupando a 18ª posição em termos de número de habitantes. Têm-se verificado algumas oscilações no ritmo de crescimento da economia do país, reflexo das variações na conjuntura mundial, sendo a média anual das taxas de crescimento do PIB dos últimos cinco anos de 5,5%. Espera-se que a depreciação da lira turca provoque uma maior competitividade das exportações, perspetivando-se que a economia do país continue a crescer. A Turquia foi o 19º importador mundial em 2013, ocupando a 23ª posição no ranking de mercados recetores de IDE.


Este documento pode ser consultado aqui.



2015-03-20

AICEP

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page