top of page

RÚSSIA - SÍNTESE SETORIAL DE MERCADO DE VESTUÁRIO


Na publicação “Rússia - Síntese Setorial de Mercado de Vestuário”, agora editada pela AICEP, encontra uma caraterização do mercado, nomeadamente, relações comerciais internacionais, países fornecedores, relacionamento bilateral, identificação dos principais retalhistas presentes no mercado e tendências da distribuição e do consumo, além de outra informação económica e regulamentar relevante.


As importações russas de vestuário mais do que duplicaram entre 2009 e 2013, ano em que atingiram os 6,2 mil milhões de euros. A Rússia passou de 17º importador mundial de vestuário em 2009 para 12º em 2013.


O mercado retalhista está avaliado em cerca de 35 mil milhões de euros, com os segmentos médio e médio-alto a responderem por metade deste valor.


Na Rússia estão presentes muitas das cadeias de retalho que se encontram nos países da Europa Ocidental e, embora, em alguns casos, a sua expansão esteja a ser mais cautelosa do que no passado, continuam a considerar o mercado russo com enorme potencial quer pela sua dimensão, quer pelo crescimento da classe média.


As exportações portuguesas de vestuário para a Rússia, estão a crescer a bom ritmo e muito acima da média das saídas do setor, mas o mercado ainda tem pouca expressão como cliente do vestuário português (30º em 2014).



O documento pode ser consultado aqui!


2015-03-09

AICEP

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page