top of page

EXPORTAÇÕES DE VESTUÁRIO E CONFECÇÃO CRESCERAM 9,5% EM 2014

As exportações portuguesas de vestuário e confecção cresceram 9,5% em 2014, atingindo os 2.783 milhões de euros, no final do ano transato.


Desde 2009, os setores representados pela Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção - ANIVEC/APIV aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.


O crescimento da indústria do vestuário deve-se, na óptica da ANIVEC/APIV, a um comportamento dinâmico e competitivo das empresas no plano internacional, para onde se dirigem mais de 70% das vendas do setor.


Em 2014, as exportações de vestuário e confecção representaram 60,2% do total exportado pela fileira têxtil em Portugal.


A indústria portuguesa do vestuário e confecção é uma actividade de forte matriz exportadora e assume mesmo um papel de grande relevo na economia portuguesa não só em termos de emprego mas igualmente pelo contributo muito positivo para a balança comercial (saldo positivo de 967 milhões de euros em 2014).


É um sector maduro, que apresenta como principais pontos fortes a proximidade geográfica ao mercado europeu e o conhecimento acumulado proveniente da longa tradição do sector. Decisivos foram, ainda, nos últimos anos, os elevados investimentos no processo de modernização, que tornaram a indústria portuguesa numa das mais avançadas do mundo, bem como o investimento na formação dos quadros . Por via disso, conseguiu, ao longo dos últimos anos, reduzir os prazos de entrega das suas mercadorias e obteve, assim, um factor determinante para ganhar quota de mercado aos seus principais concorrentes internacionais.


Pode consultar o grafico aqui.

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page