LEGISLAÇÃO



PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Informação Empresarial Simplificada -IES


Decreto-Lei n.º 87/2018 de 31 de outubro


O presente decreto-lei procede à sexta alteração ao Decreto-Lei n.º 8/2007, de 17 de janeiro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 116/2008, de 4 de julho, 292/2009, de 13 de outubro, 209/2012, de 19 de setembro, e 10/2015, de 16 de janeiro, e pela Lei n.º 89/2017, de 21 de agosto, estabelecendo que o preenchimento da Informação Empresarial Simplificada (IES), bem como da Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal (DA), passe a ser efetuado após prévia submissão do ficheiro normalizado de auditoria tributária, designado de SAF-T (PT), relativo à contabilidade, à Autoridade Tributária e Aduaneira e respetiva validação.


Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica


Decreto-Lei n.º 91/2018 – D.R. n.º 217/2018, Série I de 2018-11-12


Aprova o novo Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica, transpondo a Diretiva (UE) 2015/2366 (Diretiva Europeia de Serviços e Pagamentos), que visa criar um mercado único de pagamentos no espaço europeu.

O presente decreto-lei também introduz na legislação nacional medidas relativas a três regulamentos europeus, relativos a:

• Pagamentos transfronteiriços na Comunidade;

• Requisitos técnicos e de negócio para as transferências a crédito e os débitos diretos em euros;

• Taxas de intercâmbio aplicáveis a operações de pagamentos com cartões.


Conselho de Garantias Financeiras à Exportação e ao Investimento


Decreto-Lei n.º 94/2018 – D.R. n.º 219/2018, Série I de 2018-11-14


Cria o Conselho de Garantias Financeiras à Exportação e ao Investimento, tem por missão apoiar o Governo na prossecução da política de concessão de garantias pelo Estado às operações de crédito ou de seguro à exportação e ao investimento português no estrangeiro.

O presente decreto-lei entra em vigor a 1 de janeiro de 2019


Novo Código da Propriedade Industrial


Decreto-Lei n.º 110/2018 – D.R. n.º 237/2018, Série I de 2018-12-10


Aprova o novo Código da Propriedade Industrial, transpondo as Diretivas (UE) 2015/2436 e (UE) 2016/943


São transpostas para a legislação nacional normas que visam:


a) A aproximação das legislações dos Estados-Membros em matéria de marcas (reformulação);


b) A proteção de know-how e de informações comerciais confidenciais (segredos comerciais) contra a sua aquisição, utilização e divulgação ilegais.


Este novo Código procede ainda a alterações: a) Á Lei da Organização do Sistema Judiciário; b) Ao regime de composição dos litígios emergentes de direitos de propriedade industrial quando estejam em causa medicamentos de referência e medicamentos genéricos, e ao regime geral das comparticipações do Estado no preço dos medicamentos. As alterações e as normas introduzidas com o presente diploma entram em vigor: − Dia 10 de janeiro de 2019, relativamente ao regime de composição dos litígios emergentes de direitos de propriedade industrial quando estejam em causa medicamentos de referência e medicamentos genéricos; − Dia 1 de janeiro de 2019, relativamente às disposições do Código em matéria de proteção dos segredos comerciais; − Dia 1 de julho de 2019, no que se refere às restantes disposições do Código da Propriedade Industrial aprovado em anexo ao presente decreto-lei, bem como a alteração à Lei da Organização do Sistema Judiciário.


Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização


Portaria n.º 316/2018 – D.R. n.º 237/2018, Série I de 2018-12-


Sétima alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, aprovado pela Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro


O presente diploma visa promover o alinhamento estratégico dos Programas Operacionais com o atual contexto socioeconómico e com as prioridades do Programa Nacional de Reformas (PNR), assim como, introduzir alguns ajustamentos tendo em vista a simplificação da aplicação dos apoios concedidos.


Programa de Captação de Investimento para o Interior (PC2II)


Decreto-Lei n.º 111/2018 – D.R. n.º 238/2018, Série I de 2018-12-11


O presente decreto-lei cria e regulamenta o Programa de Captação de Investimento para o Interior (PC2II), que visa a dinamização dos territórios do interior do país, através da atração de investimento empresarial suscetível de contribuir para a criação de emprego, a valorização dos recursos endógenos e a diversificação da base económica.


Estabelece igualmente o regime jurídico aplicável a projetos de investimento que, em razão da sua importância estratégica para a prossecução dos objetivos referidos no número anterior, venham a receber a qualificação de Projeto de Investimento para o Interior (PII).


Podem ser reconhecidos como PII:


1. Os projetos de investimento empresarial que representem um investimento global igual ou superior a 10 milhões de euros, criem um número de postos de trabalho diretos igual ou superior a 25 e cumpram cumulativamente determinados requisitos.


2. Excecionalmente, os projetos de investimento de valor global inferior a 10 milhões de euros e que criem um número de postos de trabalho diretos inferior a 25, desde que satisfação um conjunto mais alargado de requisitos.

Tendo em vista a melhoria do ambiente de negócios e a redução de custos de contexto, o PC2II tem como objetivo agregar, no tempo e no espaço, um conjunto de apoios e incentivos dirigidos para os territórios do interior, atenuando a dispersão que muitas vezes se verifica e os timings nem sempre ajustados às prioridades e oportunidades dos negócios, oferecendo aos investidores uma carteira de vantagens ao investir no interior.



Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem