top of page

EUA - ASTM D5489 - 18 STANDARD GUIDE FOR CARE SYMBOLS FOR CARE INSTRUCTIONS ON TEXTILE PRODUCTS


Este guia fornece símbolos e um sistema para o seu uso, pelo qual as instruções de conservação de têxteis podem ser indicadas num formato simples, com economia de espaço e de fácil compreensão, que não é dependente do idioma. Atualmente, a Regulamentação FTC sobre etiquetagem de conservação reconhece o Guia D5489-96c.


Os símbolos de conservação são um meio importante para identificar o procedimento de conservação apropriado para a lavagem doméstica, a lavandaria comercial, o branqueamento e a limpeza profissional dos produtos têxteis.


A etiquetagem de conservação por meio de símbolos pode ser usada pelo comprador para selecionar têxteis com base no método de conservação exigido sem o conhecimento do idioma. O Regulamento de Etiquetagem de Conservação da FTC especifica os símbolos do Guia D5489-96c. A este guia foram adicionadas alterações adicionais em termos e símbolos, que não estão cobertas pelo 16 CFR 423. Nos Estados Unidos, quando são incluídos símbolos de conservação numa etiqueta de conservação, a FTC exige que seja usado o Guia D5489-96c. No entanto, podem ser usados ​​adicionalmente às instruções de conservação completas escritas em inglês os símbolos, como incluídos nesta versão padrão (Guia D5489-18).


Nos países onde é exigido um sistema de etiquetagem de conservação baseado em termos escritos, o sistema de símbolos de conservação pode ser usado como um sistema suplementar.


As instruções baseadas em termos escritos para cada símbolo neste guia estão em harmonia com a Terminologia D123, Terminologia D3136, o Regulamento de Etiquetagem de Conservação da Comissão de Comércio Federal dos Estados Unidos, 16 CFR 423 e a prática da indústria.


O sistema de etiquetagem de conservação por meio de símbolos é baseado em cinco símbolos básicos que representam cinco operações: lavagem, branqueamento, secagem, passagem a ferro e limpeza profissional de têxteis.


NOTA 1: Embora este sistema de símbolos utilize uma cor, está em harmonia com os sistemas tricolores, como o sistema canadiense, porque as instruções são claras, impressas em uma ou três cores.


Este guia não especifica o tipo de material da etiqueta ou tecido a ser usado. No entanto, a adequação ao conforto do consumidor é recomendada.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page