e-GAR - GUIAS ELETRÓNICAS DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS


Indisponibilidade do SILIAMB


Dando cumprimento ao previsto no n.º 3 do art. 12.º da Portaria n.º 145/2017 a APA disponibiliza o modelo previsto para uso nos casos de inoperacionalidade da plataforma SILIAMB.


Períodos de indisponibilidade


O SILIAMB não registou períodos de indisponibilidade, mas devido a volume anormalmente alto de pedidos ao servidor registaram-se problemas de desempenho do sistema, ao nível de atrasos de resposta e “time outs”, que afetaram uma franja de utilizadores, nos seguintes períodos:


02-01-2017: entre as 09:00 e as 21:00

03-01-2017: entre as 09:00 e as 11:00


Para transportes iniciados dentro desses períodos é lícita a utilização do modelo acima referido.


Está agora disponível a opção para o carregamento no módulo e-GAR das guias dos transportes assim realizados nos períodos acima descritos, indicando a respetiva hora de saída que se deve situar dentro do intervalo de tempo em que o SILIAMB esteve indisponível. É possível efetuar este carregamento até 31 de março de 2018.


Isenções


Apenas estará isento de GAR um pequeno produtor (menor que 1100L/dia), a entregar o resíduo num Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU).


Salienta-se ainda que estes resíduos só podem ser entregues a um operador de gestão de resíduos que não os SGRU, se se tratar de um "grande produtor", com produção superior a 1100L/dia. No caso de pequenos produtores de resíduos (menor que 1100L/dia), a gestão do resíduo é da exclusividade do Município, pelo que não pode ser entregue a um operador de gestão de resíduos que não os SGRU.


Caso não seja possível pesar o resíduo deve proceder a uma estimativa o mais correta possível.


Quando o resíduo entra nas instalações do operador de tratamento de resíduos, este pode propor correções aos dados iniciais da e-GAR no que respeita ao peso do resíduo, código LER ou operação de tratamento. Se esta proposta de alteração for aceite pelo produtor a e-GAR será concluída (certificado de receção).


Há dois modos de emitir e-GAR:

• Através do portal SILIAMB, orientado para o pequeno produtor ou OGR com um pequeno volume anual de guias

• Através de Web-services, que as empresas tenham desenvolvido para ligar diretamente os seus ERP ao SILIAMB, orientado para os utilizadores profissionais com grande quantidade mensal de guias. Inclui-se aqui eventuais APP mobiles a desenvolver.


Tal como previsto no n.º3 do Artigo 12º da Portaria e-GAR, a APA disponibiliza um modelo em formato pdf que pode ser impresso para acompanhar o transporte, sendo válido com assinatura do produtor. O modelo apenas deve ser utilizado se no momento da criação, a plataforma SILIAMB não permitir a criação de guias ou não estiver disponível, por motivos técnicos. As causas não imputáveis ao sistema da APA, como problemas informáticos, de acesso a internet ou falta de registo não são justificativas para o uso deste modelo para acompanhar o transporte de resíduos.


Caso o produtor opte pela utilização do modelo, deve em momento posterior carregar as guias dos transportes assim realizados no módulo e-GAR, indicando a respetiva hora de saída que se deve situar dentro do intervalo de tempo em que o SILIAMB estive "offline".


Mais informação aqui.



Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem