Webinar “A Retoma dos Mercados da Moda na Era Pós-Covid”


No dia 17 de Junho, a ANIVEC realizou, juntamente com o CENIT, o webinar “A Retoma dos Mercados de Moda na Era Pós-Covid”.

Este evento teve como principal objetivo perceber de que forma a diáspora portuguesa dos Estados Unidos da América poderá, no momento pós-pandémico, apoiar, divulgar e cooperar com as empresas portuguesas que exportam ou pretendem exportar para o mesmo país.

O programa do webinar começou pela apresentação de Marlene Oliveira, responsável pela Unidade de Internacionalização do CENIT, que fez o balanço da execução do projeto 100%MODAPORTUGAL conduzido pelo CENIT em parceria com a ANIVEC, que de 2018 a 2021 prestou todo o apoio às empresas nacionais do setor do vestuário, confeção e moda no seu processo de internacionalização.

Seguiram-se os contributos de outros setores exportadores nacionais, que partilharam com a audiência as suas boas práticas em matérias de internacionalização, Carla Cunha, Diretora de Marketing da CVRVV - Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e Gil Nabais, Secretário-Geral da ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins.

Seguidamente, o Senhor Embaixador de Portugal nos EUA, Domingos Fezas Vital abriu o painel dedicado à “Retoma do Consumo de Moda nos Estados Unidos da América”, realçando a importância da diáspora portuguesa presente naquele país como facilitador de negócio, ao mesmo tempo que se mostrou disponível para colaborar na promoção e divulgação da indústria portuguesa.

O debate, moderado por João Paulo Pinto-Machado, Administrador do CENIT, prosseguiu com os contributos de César Araújo, Presidente da ANIVEC, João Maia, Diretor Geral da APPICAPS, Ana Viriato, empresária, Carlos Ferreira, CFO da Plusable, Isabelle Coelho-Marques, Presidente Emérita da NYPALC e Maria Meco, Diretora Técnica de Design da Tory Burch num momento de troca de experiências e opiniões acerca da importância do mercado dos EUA para as exportações nacionais.

Nesta conversa refletiram, igualmente, sobre a qualidade da mão de obra de Portugal, nomeadamente na indústria têxtil e do vestuário e como esta é tida em conta nos mercados estrangeiros, ao mesmo tempo que defenderam que Portugal deverá saber, no futuro, “acrescentar valor ao produto” através da criação de marcas próprias e da valorização das suas qualidades e competências.

O webinar contou ainda com o testemunho de Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, que sublinhou a relevância das comunidades e da diáspora portuguesas dos EUA, os diferentes departamentos de apoio à internacionalização que, em conjunto,, deverão unir forças em prol da promoção das empresas portuguesas no estrangeiro.


O evento pode ser visto, na íntegra, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=_3WvQ3E6RCQ


Notícia Relevante
Notícias Recentes