Presidente da Direção da ANIVEC em entrevista à Rádio Vizela


César Araújo, Presidente da Direção da ANIVEC esteve em entrevista à Rádio Vizela no passado dia 2 de Abril para comentar o impacto da subida dos custos energéticos na organização das empresas.

César Araújo inicia a sua intervenção por situar o gatilho desta crise, que vemos agora agravada, em 2019, tendo, no entanto, sido camuflada pela crise pandémica, período em que as empresas reduziram drasticamente a sua atividade, registando menos gastos em eletricidade e gás.

Atualmente, as empresas estão a lidar com “um problema que não é o delas” e este constrangimento veio acelerar a necessidade da utilização das energias renováveis, que devem ser uma ação apoiada pelo governo através da redução dos impostos.

O Presidente da Direção da ANIVEC assume que a subida abrupta dos preços da energia está a obrigar empresas a reduzir a sua atividade, empresas estas que já se endividaram “para manter os empregos e a paz social” durante os últimos dois anos e precisam, por isso, de apoios alternativos aos empréstimos e ao sobre-endividamento que promovam, uma vez mais, a sua resiliência face aos atuais preços especulativos.

César Araújo salientou ainda os problemas estruturais que, a par do aumento dos custos energéticos, podem alienar a dinâmica dos setores do têxtil e do vestuário, tais como a escassez da mão-de-obra, resultante de uma pirâmide demográfica envelhecida, defendendo que, para contrariar esta tendência, Portugal deve criar incentivos à natalidade e mostrar-se disponível para o acolhimento de migrantes e refugiados, oferecendo formação técnica e especializada nas empresas dos setores da moda.

Esta entrevista contou igualmente com a participação de João Almeida, administrador da Têxteis JF Almeida e de Pedro Santos, CEO da 4teams numa reflexão sobre as consequências do aumento dos custos energéticos, que reiteraram a importância do apoio governamental ao nível da redução da carga fiscal, fundamental para a sobrevivência das empresas do setor.


Para ouvir a entrevista na integra, carregue no seguinte link: https://www.mixcloud.com/Radiovizela/especial-informa%C3%A7%C3%A3o-impacto-da-crise-energ%C3%A9tica-nas-empresas-02042022/?fbclid=IwAR1xXIz1-98Y8kncnKPJUvmoHOQKDV-MtKiM0j02oak4hJphZnQjyZAC6Lc


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo