Presidente da ANIVEC reúne com o conselho da União Europeia e o Grupo de Trabalho de Competitividade


Nos dias 7, 8 e 9 de Junho, os conselheiros económicos de todas as Representações Permanentes dos 27 estados-membros da União Europeia e o Grupo de Trabalho de Competitividade e Crescimento reuniram com o Presidente da Direção da ANIVEC, César Araújo.


O principal objetivo deste encontro foi apresentar algumas necessidades da indústria de vestuário no contexto europeu. Aproveitando a presença dos representantes da União Europeia, César Araújo fez o ponto de situação do sector, expondo os desafios e perspetivas para o futuro.


Salientando que «a Europa é líder mundial na moda», o Presidente da Direção da ANIVEC acredita que esta « deve tornar-se um exemplo de boas práticas em todo o mundo» relativamente à economia circular e sustentabilidade, e que, o aumento da quantidade de marcas com sede na Europa, deverá funcionar como um motor para a criação de uma economia mais dinâmica. Contudo, serão necessárias medidas políticas para apoiar a indústria têxtil e vestuário europeia, nomeadamente a revisão do sistema preferencial de acesso ao mercado (SPG), da definição de PME e das condições para o comércio eletrónico.

Desta reunião pôde concluir-se que o momento difícil que a indústria têxtil e do vestuário atravessa devido à pandemia reforçou, por um lado, a resiliência do setor, e por outro, a necessidade de apoio às empresas das indústrias da moda europeias na competição do mercado global.


Notícia Relevante
Notícias Recentes