Presidente da ANIVEC reúne com a delegação da AICEP


César Araújo, Presidente da ANIVEC, reuniu no passado dia 9 de abril com uma delegação da AICEP -Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, liderada pelo seu presidente do Conselho de Administração, Luís Castro Henriques, e acompanhado pela vogal do mesmo Conselho, Francisca Guedes de Oliveira, e pelo assessor José Vital Morgado.

Os temas abordados incidiram sobre a importância fundamental dos setores exportadores para a relançamento da economia, em especial o setor do vestuário e moda.

Foi igualmente sublinhado a importância deste sector na recuperação económica de Portugal depois da enorme crise financeira de 2008/2011 e a sua representatividade na economia nacional.

O Presidente da ANIVEC defendeu que, para ultrapassar as dificuldades e desafios que pautaram os últimos meses, é essencial delinear uma política comercial europeia para promover a indústria e o fabrico europeu.

Referiu e defendeu, designadamente, uma reforma do regime “SPG” que tem permitido um crescimento descontrolado das exportações da Ásia para a Europa, a revisão dos critérios de classificação das PME, a necessidade de um programa de apoio às empresas industriais exportadoras (e respetiva rede de subcontratados) nesta fase crítica de quebras de encomendas em resultado das medidas de combate à pandemia.

César Araújo não deixou de referir que, no momento em que os mercados estiverem estabilizados do ponto de vista sanitário, o sector do vestuário e moda assistirá a uma recuperação assinalável e apenas os países que estiverem preparados poderão aproveitar o aumento súbito do consumo.

Para terminar, sublinhou ainda a importância dos novos modelos da economia sustentável e das marcas como fatores de competitividade para o futuro próximo da moda na Europa e em Portugal.

Notícia Relevante
Notícias Recentes