top of page

Licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável na UBI




A decisão por uma profissão de futuro


Várias notícias referem a área da sustentabilidade como uma aposta assertiva para uma profissão de futuro. Os objetivos estão já definidos para 2030 e 2050 e a legislação europeia encontra-se presentemente em fase de desenvolvimento. A procura de soluções para as preocupações ambientais é um percurso irreversível. As empresas mais competitivas estão já a trabalhar e a traçar estratégias nesta área, criando departamentos para a sustentabilidade e circularidade. A oferta de emprego a nível europeu aumentou substancialmente nesta matéria, para todas as áreas, e está também a aumentar em Portugal. A Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) é um dos sectores mais importantes da economia Portuguesa, com uma faturação em 2022 de 6,2 mil milhões de euros, 10% do total das exportações e 20% do emprego da indústria transformadora.


A nova licenciatura (2º edição) combina o vasto conhecimento científico e tecnológico existente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI com as preocupações relacionadas com a preservação do meio ambiente. Este 1.º Ciclo está disponível para os candidatos ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), cujas candidaturas à 1ª fase iniciam-se a 24 de julho e terminam a 7 de agosto. Propõe-se dar resposta às necessidades atuais das empresas da ITV através da formação de profissionais, técnicos altamente qualificados, capazes de dialogarem com os designers, os comerciais e os elementos das secções produtivas. Os diplomados terão competências para projeto e desenvolvimento de produtos de moda (tecidos, malhas e vestuário), incorporando os princípios da sustentabilidade e da economia circular, assente no conhecimento alargado das matérias-primas, dos produtos e de todas as fases do processo produtivo.


Os estudantes da 1ª edição, encontram-se neste momento a realizar um estágio de verão em contexto real na empresa Twintex, cujo CEO afirma a importância desta formação para as empresas industriais, as marcas, os retalhistas e os serviços complementares do ecossistema da moda, para dar resposta às necessidades urgentes de profissionais nesta área.


Consultar mais informação no link (linktree): https://linktr.ee/tpms_ubi



留言


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page