top of page

Lectra 4.0 – Um novo roteiro estratégico para 2023-2025



Lançada em 2017, a estratégia Lectra 4.0 visa posicionar a Lectra como um player chave da Indústria 4.0 em seus três setores estratégicos de mercado, moda, automotivo e móveis, antes de 2030. A estratégia foi implementada até agora por meio de dois roteiros estratégicos que cobrem os períodos 2017-2019, depois 2020-2022.

A Lectra continuará a implementar a estratégia Lectra 4.0 nos próximos três anos por meio de um novo roteiro estratégico para 2023-2025.

O Grupo pretende aproveitar ao máximo sua mudança de dimensão – principalmente após a aquisição da Gerber em junho de 2021 – para acelerar o crescimento, aumentar significativamente o volume de SaaS em sua receita e aproveitar as oportunidades de aquisição. Com o empenho e envolvimento dos colaboradores e o reconhecimento dos clientes, a Lectra estará na vanguarda da construção de um futuro mais sustentável.

Para atingir estes objetivos, o Grupo definiu seis prioridades estratégicas para 2023-2025:

  • reforçar a implementação das melhores práticas éticas, sociais, sociais e ambientais, tanto internamente quanto para os clientes;

  • alavancar todas as sinergias decorrentes da aquisição da Gerber;

  • acelerar a transição das vendas de software para o modelo SaaS;

  • acelerar a transformação do relacionamento com o cliente do Grupo e modelo de engajamento do cliente;

  • seguindo os dois roteiros anteriores, continuar a perseguir o crescimento externo;

  • preparar a Lectra para o período 2026-2030.

Estas seis prioridades estratégicas fornecem ao Grupo uma estrutura para o trabalho necessário para atingir as ambições do seu roteiro estratégico.

A ambição da Lectra é atingir, em 2025, receitas superiores a 700 milhões de euros (incluindo 10% em receitas SaaS), combinando crescimento orgânico e aquisição.


Perspetivas para 2023


Em seu relatório financeiro do terceiro trimestre e primeiros nove meses do ano, que incluiu uma revisão do roteiro 2020-2022, o Grupo confirmou que os progressos realizados durante o período, bem como as aquisições de 2021 e a aquisição da Gerber em particular, deu ao Grupo uma nova dimensão e maiores oportunidades de crescimento contínuo.


Embora esse novo status permita que a Lectra olhe com confiança para seu desenvolvimento no médio prazo, o ano de 2023 permanece imprevisível devido ao ambiente macroeconômico e geopolítico degradado, pois inúmeras incertezas podem continuar pesando sobre as decisões de investimento dos clientes do Grupo. Ainda assim, o levantamento das restrições na China anunciado no final de 2022, e que resultou na reabertura do país no início do ano, deverá ter um impacto positivo em 2023.


A Lectra registrou um facturamento de 521,9 milhões de euros em 2022.

Comments


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page