top of page

EU-OSHA – Campanha «Trabalhar com segurança e saúde na era digital»


Lançada a 25 de outubro de 2023, a Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis de 2023-25, intitulada «Trabalhar com segurança e saúde na era digital» e organizada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), procura sensibilizar para o impacto das tecnologias digitais no trabalho e nos locais de trabalho e para a forma de como lidar com elas.


Embora a digitalização seja ainda um fenómeno relativamente novo, está a evoluir rapidamente, resultando na introdução de tecnologias como a inteligência artificial (IA), grandes volumes de dados, a computação em nuvem, os algoritmos, os robots colaborativos ou cobots, a realidade aumentada, o fabrico aditivo, etc., em vários domínios das nossas vidas.


Estas tendências podem criar novas oportunidades para a segurança e saúde no trabalho (SST), como a eliminação de tarefas repetitivas e a proteção dos trabalhadores contra ambientes perigosos, mas também suscitam novos riscos e desafios (por exemplo, a perda de controlo do trabalho ou a monitorização digital contínua).


Os potenciais efeitos negativos da digitalização (por exemplo, insegurança no emprego, má interpretação dos dados ou invasão da privacidade, entre outros) podem ser atenuados se as tecnologias digitais forem concebidas, aplicadas, geridas, regulamentadas e utilizadas de um modo que respeite uma abordagem centrada no ser humano.


A campanha está estruturada em torno de cinco domínios prioritários identificados através da investigação da EU-OSHA. Estas exploram as oportunidades decorrentes das tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, abordam todos os potenciais desafios:


•Trabalho em plataformas digitais,


• Automatização das tarefas,


•Trabalho à distância e híbrido,


• Gestão dos trabalhadores baseada em IA,


• Sistemas digitais inteligentes.


Centrando-se nestes domínios prioritários, promovendo boas práticas e sensibilizando para a importância do tema, será possível oferecer a todos os trabalhadores da União Europeia um ambiente de trabalho digital mais seguro, saudável e sustentável.


Comments


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page