Consórcio da fileira do têxtil já executou 50% dos investimentos do PRR
- anivec
- Mar 25
- 1 min read

A apresentação de resultados intermédios do Projeto Lusitano teve lugar dia 17 de Março na sede da Polopiquê, numa cerimónia marcada pela presença do Sr. Ministro da Economia, Dr. Pedro Reis, do Sr. Secretario de Estado da Economia, Dr. João Rui Ferreira e do Sr. Secretario de Estado do Ambiente, Dr. Emídio Sousa.
A agenda já executada em mais de 50%, alia tecnologia e economia circular com a promessa de acelerar a verticalização da ITV, colocando estrategicamente Portugal na liderança europeia da moda.
O Projeto Lusitano é tão inovador quão determinante para a competitividade global do sector do têxtil e do vestuário e para o seu posicionamento, enquanto líder de uma indústria mais sustentável. Reunindo um conjunto diversificado de empresas e parceiros, esta agenda pode ser um pilar fundamental na projeção do futuro do país.
Para isso, é fundamental que este e os demais projetos abrangidos pelo PRR sejam executados de forma atempada e descomplicada. A sinergia entre empresas e organismos públicos é fundamental para a capacitação desses projetos.
Paralelamente, há que realçar que os contornos do mercado global são especialmente desafiantes para o sector do têxtil e do vestuário, que concorrem num patamar completamente desnivelado face a empresas e marcas importadas de países extracomunitários. Aqui, é imperativo que haja uma intervenção europeia, de forma a reposicionar as suas empresas e a garantir que os passos dados em direção a uma indústria mais verde e mais responsável não são comprometidos pela liberalização desregulada do mercado.
Comments