top of page

CEN – CWA 17553:2020 Community face coverings



Na maioria dos países europeus, as máscaras comunitárias, que geralmente não estão incluídas no âmbito dos regulamentos de equipamento de proteção individual (EPI) ou dispositivos médicos, tornaram-se um elemento fundamental das estratégias nacionais que orientam o levantamento gradual das medidas de confinamento em vigor. Por esse motivo, a Comissão Europeia identificou a necessidade urgente de harmonização para garantir um nível de segurança consistente nas máscaras faciais comunitárias.


Com base nesta necessidade e para responder à urgência da situação, o CEN (Comité Europeu de Normalização) concordou em desenvolver um guia, publicado a 17 de junho, para download gratuito.


O novo CWA 17553:2020 Community face coverings - Guide to minimum requirements, methods of testing and use fornece os requisitos mínimos para a avaliação de design, produção e desempenho de máscaras faciais comunitárias de uso único ou reutilizáveis destinadas à população em geral e que de alguma forma abre as portas à exportação destes artigos entre os mais de 30 países europeus e periféricos envolvidos. Este documento é um guia, não se tratando de uma norma oficial, pois esse documento ainda demorará bastante mais tempo a preparar.


O IPQ acabou de editar a versão portuguesa deste guia, DNP CWA 17553:2020 Coberturas faciais comunitárias - Guia para os requisitos mínimos, métodos de ensaio e utilização complementado pela DNP TS 4575:2020 – Máscaras para uso social. Requisitos para a certificação enquanto documento normativo para efetuar a correspondente certificação acreditada e que podem ser consultada no site do IPQ.

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page