June 19, 2020

June 18, 2020

Please reload

Notícias Recentes

MODALISBOA INSIGHT

01/03/2019

1/10
Please reload

Notícia Relevante

ACORDO UE - VIETNAME

17/02/2020

 

No dia 12 deste mês o Parlamento Europeu aprovou os acordos de comércio e investimento entre a UE e o Vietname. O acordo de comércio UE - Vietname deverá entrar em vigor possivelmente no início do Verão de 2020, após a conclusão do processo de ratificação pelo Vietname. O acordo de comércio eliminará praticamente todos os direitos aduaneiros sobre os produtos comercializados entre as duas partes e deverá garantir, segundo a UE — através dos seus compromissos firmes, juridicamente vinculativos e com força executiva em matéria de desenvolvimento sustentável — o respeito pelos direitos laborais, pela proteção do ambiente e pelo Acordo de Paris sobre o clima.

 

Ainda segundo a UE é o mais abrangente acordo de comércio entre a UE e um país em desenvolvimento, uma realidade que foi plenamente tida em conta: o Vietname eliminará progressivamente os seus direitos ao longo de um período mais longo, de dez anos, a fim de ter em conta as suas necessidades de desenvolvimento.

 

Na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) o Vietname é o segundo maior parceiro comercial da UE, logo a seguir a Singapura, com trocas comerciais de mercadorias no valor de 49,3 mil milhões de EUR por ano e de 4,1 mil milhões de EUR em serviços.

 

A UE exporta para o Vietname principalmente produtos de alta tecnologia, incluindo máquinas e equipamentos elétricos, aeronaves, veículos e produtos farmacêuticos e importa deste país principalmente calçado, têxteis e vestuário, produtos eletrónicos, café, arroz, frutos do mar e móveis.

 

Comunicado da Comissão Europeia

Please reload