top of page

OEKO-TEX® 2020 - NOVOS REGULAMENTOS



A OEKO-TEX atualizou os regulamentos existentes, bem como os critérios de ensaio e valores-limite válidos para as suas certificações e serviços, alinhados à consistente proteção do consumidor e à sustentabilidade de produtos têxteis e de couro. Após um período de transição, todos os novos regulamentos entrarão em vigor a 1 de abril de 2020.


MADE IN GREEN by OEKO-TEX® agora inclui produtos de couro


Após a introdução da etiqueta MADE IN GREEN para têxteis em 2015, a partir de janeiro de 2020, também será possível atribuir a etiqueta de sustentabilidade aos produtos de couro. Em 2019, a certificação STeP foi expandida para incluir instalações de produção de couro. O OEKO-TEX® agora vai um passo além com a integração de produtos de couro com a etiqueta MADE IN GREEN. Os artigos de couro rotulados com MADE IN GREEN foram testados quanto a substâncias nocivas de acordo com a LEATHER STANDARD e foram produzidos em instalações ecológicas em locais de trabalho socialmente aceitáveis, de acordo com o STeP. Isso garante que os consumidores também possam rastrear artigos de couro, como roupas, sapatos ou móveis, usando uma ID de produto exclusiva ou o código QR específico na etiqueta para saber em quais países e instalações de produção o artigo foi produzido. Para monitorar a conformidade dos critérios exigidos nas instalações de produção, a OEKO-TEX® também realiza verificações das instalações de produção com auditores treinados.


Novas adições de valores-limite aos catálogos


Após um ano de observação, as substâncias N-nitrosaminas e N-nitrosáveis cancerígenas foram incluídas no STANDARD 100 e no LEATHER STANDARD. Após um ano de observação, o herbicida glifosato e seus sais também foram incluídos no catálogo de valores-limite do STANDARD 100. Valores-limite específicos para o teor total de metais pesados tóxicos, arsênio e mercúrio, foram também definidos no STANDARD 100 e LEATHER STANDARD. Requisitos rigorosos para resíduos em materiais têxteis levarão a um menor impacto geral no meio ambiente, trabalhadores e consumidores.


Novas substâncias em observação


Em 2020, o OEKO-TEX® observará várias novas substâncias com base nas mais recentes descobertas científicas e em conformidade com especificações precisas. Isso refere-se principalmente a algumas substâncias recentemente classificadas como SVHC, que, de acordo com o regulamento REACH para a proteção da saúde humana e do meio ambiente, foram identificadas como tendo caraterísticas particularmente perigosas, bem como substâncias do grupo das arilaminas. No entanto, vários corantes, pesticidas e compostos perfluorados também serão examinados cuidadosamente no futuro.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page