top of page

PRESIDENTE ANIVEC PRESENTE NA CONFERÊNCIA “FÁBRICA 2030” EM SERRALVES

No dia 17 de outubro, César Araújo CEO da Calvelex e Presidente da ANIVEC, esteve presente como orador convidado na Conferência “Fábrica 2030”, organizada pela Fundação de Serralves em parceria com o jornal on-line ECO.


Os temas tratados desenvolveram-se em torno do presente e do futuro da indústria.


O Presidente da ANIVEC, participou num dos painéis desta Conferência, juntamente com Ângelo Ramalho da Efacec, António Martins da Costa da EDP, João Serrenho da CIN, José Manuel Fernandes da Frezite e Rui Miguel Nabeiro da Delta Cafés.


César Araújo, realçou que o abrandamento da economia mundial é um desafio para as empresas nacionais, sobretudo as exportadoras, que adicionalmente têm que enfrentar uma concorrência crescente de outros players internacionais.

“A Europa está a abrir as portas a outros países fornecedores, como o Bangladesh, Vietname, Sri Lanka, Cambodja e Paquistão.”. E o que está a acontecer, é uma “abertura selvagem, sem regulação”. Há “concorrência desleal”, o que acaba por prejudicar o crescimento e a competitividade da indústria de vestuário nacional.


César Araújo acrescentou ainda que, “temos uma certa dificuldade para contratar profissionais qualificados porque os políticos andaram a dizer que o sector não tinha futuro, quando, na verdade, este foi um dos sectores mais sólidos durante a crise financeira internacional e que melhor recuperou “. Houve “muitas pessoas que optaram por não enveredar por estas áreas”, levando à actual escassez de profissionais.


Temas como a concorrência, a falta de recursos qualificados, abrandamento da economia, indústria 4.0, foram discutidos nesta Conferência, com o Presidente da ANIVEC a elucidar sobre a realidade do sector do vestuário e a forma como esta indústria se tem adaptado a estes desafios.


Presidente da ANIVEC, finaliza com a nota que a própria denominação da Conferência “Fábrica”, expressa o interesse em abordar questões e problemas reais relacionados com a indústria e com as suas fábricas.


Fotografias: Bruno Barbosa/ECO

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page