top of page

EUA - PREOCUPAÇÕES COM POLUIÇÃO POR MICROFIBRAS

Acredita-se que as roupas feitas de materiais sintéticos como o poliéster, poliamida e acrílica, derramam microfibras durante a lavagem doméstica e podem facilmente migrar das águas residuais domésticas para o oceano, causando uma importante fonte de poluição ambiental.


Alguns pesquisadores acreditam que as microfibras podem representar ameaças aos cursos de água e à vida aquática e, eventualmente, à saúde humana. Para atender às crescentes preocupações das microfibras, três estados dos EUA propuseram legislação para alertar os consumidores sobre a redução da libertação de microfibras.


A legislatura na Califórnia propôs uma lei, a AB 129 no início deste ano, para reconhecer a ameaça emergente que as microfibras representam para o meio ambiente. O projeto exige que o conselho estadual identifique as melhores práticas para fabricantes de vestuário para reduzir a quantidade de microfibras libertadas no ambiente, avaliar sistemas de filtragem de microfibras, adotar uma metodologia padrão para avaliar os sistemas de filtragem e publicar os resultados da eficiência de filtração de vários sistemas de filtragem. O projeto também exige que uma entidade pública que use um sistema de lavandaria e uma entidade privada que contrata uma agência estatal de serviços de lavandaria, instale um sistema de filtragem para capturar microfibras que serão descartadas durante a lavagem até 01 de janeiro de 2020.


Em maio de 2018, o Connecticut aprovou a Lei 5360 para tratar da poluição por microplásticos. Um grupo de trabalho de representantes da indústria de vestuário e da comunidade ambiental foi convidado a desenvolver um programa de consciencialização e educação do consumidor sobre a presença de poluição sintética por microfibras. O programa deve incluir informações orientadas para o consumidor explicando o processo pelo qual as microfibras são descartadas do vestuário e dispersas nas hidrovias, as melhores práticas para os consumidores eliminarem ou reduzirem o derramamento e informações sobre os esforços dos membros da indústria de vestuário, incluindo a etiquetagem, comprometendo-se a reduzir ou eliminar o derramamento de microfibras.


A Proposta A01549 de Nova Iorque que foi introduzida em abril de 2018, propõe a etiquetagem de vestuário que contenha mais de 50% de fibra sintética incentivando a lavagem das mãos e a etiquetar os produtos como contribuintes para o lixo de microfibras. Se aprovada, a regulamentação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2021.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page