ECHA - NOTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS CONTIDAS EM ARTIGOS


Os produtores e importadores têm de indicar à ECHA as substâncias constantes da lista de substâncias candidatas que estão presentes nos seus artigos, caso se verifiquem ambas as condições seguintes:


  • A substância está presente nos artigos pertinentes numa concentração superior a 0,1% em massa.

  • A substância está presente nos artigos pertinentes em quantidades que perfazem mais de uma tonelada por ano.


As empresas têm de efetuar esta notificação no prazo de seis meses após a inclusão da substância na lista de substâncias candidatas.


Comunicação na cadeia de abastecimento


Imediatamente após a inclusão de uma substância na lista de substâncias candidatas, os fornecedores de artigos que contenham essa substância numa concentração superior a 0,1% (em massa) têm de fornecer ao seu destinatário suficiente informação para possibilitar a utilização segura dos artigos. Neste caso, os destinatários são utilizadores industriais ou profissionais, mas não consumidores. No mínimo, tem de ser comunicado o nome da substância em questão.


Os consumidores podem requerer informações semelhantes. O fornecedor do artigo tem de disponibilizar estas informações, gratuitamente, no prazo de 45 dias.


Lista de substâncias candidatas


Submeta a sua notificação de substância em artigos


O prazo para a submissão de notificações para 10 substâncias de grande preocupação em artigos, adicionadas à lista de substâncias candidatas em junho de 2018, é 27 de dezembro de 2018:


Octametilciclotetrassiloxano (D4) (EC 209-136-7). Esta substância pode ser encontrada em pisos, móveis, brinquedos, materiais de construção, cortinas, calçados, produtos de couro e equipamentos eletrónicos, e em produtos com papel (por exemplo, tecidos, produtos de higiene feminina, fraldas, livros, revistas, papel de parede).


• Decametilciclopentassiloxano (D5) (EC 208-764-9). Esta substância pode ser encontrada em pneus, produtos de madeira tratada, tecidos e tecidos tratados e pastilhas de freio em camiões ou carros.


• Dodecametilciclohexasiloxano (D6) (EC 208-762-8). Esta substância pode ser encontrada em artigos produzidos a partir de polímeros e resinas de polissiloxano (usados, por exemplo, nos setores de construção, aeroespacial e automotivo).


• Etilenodiamina (CE 203-468-6). Esta substância pode ser encontrada em adesivos e selantes, produtos de revestimento, enchimentos, massas, gesso e argila de modelagem.


  • Terfenil hidrogenado (EC 262-967-7). Esta substância pode ser encontrada em revestimentos e tintas, adesivos e selantes e artigos de plástico.

• Chumbo (EC 231-100-4). Esta substância pode ser encontrada em baterias, folhas de chumbo, aço galvanizado por imersão a quente, solda de chumbo, munições de chumbo (não militares), revestimento de cabos e artigos de metal.


  • Octaborato de dissódio (EC 234-541-0). Esta substância pode ser encontrada em fritas, isolamento de celulose e materiais de construção, misturas de fluxo e misturas refractárias (incluindo pedra, gesso, cimento, vidro e artigos de cerâmica, e artigos de madeira).


• Benzo [ghi] perileno (EC 205-883-8). Esta substância não está registrada no REACH. Pode ser encontrado em agentes de vulcanização, adesivos, agentes de ligação e agentes condutores.


• 1,2 anidrido do ácido benzeno-1,2,4-tricarboxílico (anidrido trimelítico) (TMA) (EC 209-008-0).


• ftalato de diciclohexilo (DCHP) (EC 201-545-9). Esta substância pode ser encontrada em plastisol, PVC, borracha e artigos de plástico.


As informações fornecidas acima sobre os tipos de artigos / materiais que podem conter as substâncias são baseadas em informação REACH e não são exaustivas.


Notification of substances in articles | Submit notifications | Candidate List


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem