EU – JAPÃO - ACORDO DE PARCERIA ECONÓMICA

04/09/2018

 

No âmbito da 25.ª Cimeira UE-Japão, que decorreu a 17 de julho em Tóquio, foi assinado o Acordo de Parceria Económica (EPA, Economic Partnership Agreement) e o Acordo de Parceria Estratégica entre a UE e o Japão. O EPA UE-Japão é um dos mais ambiciosos e abrangentes acordos de comércio livre celebrado quer pela UE quer pelo Japão. Criará um espaço económico composto de 600 milhões de pessoas e correspondente a cerca de 30% do PIB mundial. Proporcionará mais e melhores oportunidades de comércio e investimento para os operadores económicos de ambas as partes.

 

Quando totalmente implementado, após um período de transição até 15 anos, 99% das exportações europeias com destino ao Japão estarão liberalizadas, sendo as restantes (1%, relativas a produtos agrícolas) parcialmente liberalizadas através de contingentes e reduções pautais.

 

Para além disso, o acordo protege os direitos de propriedade intelectual da UE nos mercados japoneses (incluindo 205 indicações geográficas europeias), abre o mercado de serviços e aumenta significativamente o acesso das empresas da UE aos contratos públicos do Japão. Baseia-se nos mais altos padrões de trabalho, segurança, meio ambiente e proteção ao consumidor, sendo também o primeiro acordo comercial da UE a incluir um compromisso específico com o acordo climático de Paris.

 

As negociações entre a UE e o Japão sobre o Acordo de Parceria Económica (APE) e a revisão jurídica dos textos foram concluídas, sendo que o objetivo da UE e do Japão é conseguir que entre em vigor já no início de 2019. Para que tal aconteça, o texto do EPA terá que ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo governo japonês até dezembro do corrente ano.

 

Tendo em conta a política de transparência da Comissão, foram publicados os textos do APE como estão após a revisão legal. Os textos são publicados apenas para fins informativos e podem sofrer modificações adicionais.

 

Os textos só serão vinculativos para as Partes ao abrigo do direito internacional após a conclusão por cada Parte dos seus procedimentos legais internos necessários para a entrada em vigor do Acordo.

 

O APE estabelece as condições para os operadores económicos da UE tirarem o máximo

benefício das oportunidades geradas pelo terceiro maior mercado nacional do mundo.

 

Consultar aqui.

 

Please reload

Notícia Relevante

MODALISBOA INSIGHT

01/03/2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes

October 19, 2020

October 19, 2020

October 16, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem