REACH - OBRIGAÇÕES

16/07/2018

Todos os agentes na cadeia de abastecimento de um produto químico têm um papel importante a desempenhar no controlo dos riscos e na garantia de uma utilização segura dos produtos químicos.

 

Utilizador a jusante: qualquer pessoa singular ou coletiva estabelecida na União, que não seja o fabricante nem o importador, e que utilize uma substância, estreme ou contida numa mistura, no exercício das suas atividades industriais ou profissionais.

 

https://www.echa.europa.eu/pt/regulations/reach/downstream-users

 

Utilizadores finais: utilizam produtos químicos mas não os fornecem mais a jusante. São exemplos os utilizadores de colas, revestimentos e tintas, lubrificantes, agentes de limpeza, solventes e reagentes químicos tais como produtos branqueadores.

 

Produtores de artigos: adicionam ou incorporam substâncias ou misturas em materiais para formar um artigo. São exemplos os têxteis, os equipamentos industriais, os eletrodomésticos e os veículos (componentes e produtos acabados).

 

 

https://www.echa.europa.eu/pt/web/guest/regulations/reach/candidate-list-substances-in-articles/notification-of-substances-in-articles

 

 

O REACH baseia-se em quatro procedimentos fundamentais para garantir o fabrico, a distribuição e a utilização em segurança das substâncias químicas e dos produtos que as contêm: registo, avaliação, autorização e restrição.

 

OBRIGAÇÕES DOS DIFERENTES AGENTES NO ÂMBITO DO REACH

 

O REACH estabelece obrigações distintas para os diferentes agentes, dependendo da sua posição na cadeia de abastecimento e do produto em causa. A comunicação de informações na cadeia de abastecimento sobre a segurança dos produtos químicos é exigida a todos os agentes.

 

PRODUTORES DE ARTIGOS

 

O produtor de artigos tem a função de um utilizador a jusante (se utilizar uma substância ou uma mistura na produção de um artigo) e tem de cumprir as respetivas obrigações. Além disso, pode ter de cumprir uma ou mais das seguintes obrigações:

 

  • Registar uma substância intencionalmente libertada dos artigos, se esta for colocada no mercado em quantidades superiores a uma tonelada por ano e não tenha sido registada para a utilização em causa pelo seu fabricante. Tal é o caso, por exemplo, de uma substância libertada de um brinquedo perfumado.

  • Notificar à ECHA uma substância incluída na lista de substâncias candidatas presente na composição de um artigo numa concentração superior a 0,1 % em massa e em quantidades superiores a uma tonelada por ano, se a substância não tiver sido pré-registada para a utilização em causa.

  • Comunicar informações sobre a utilização segura aos clientes, se uma substância incluída na lista de substâncias candidatas estiver presente num artigo numa concentração superior a 0,1 % em massa. No mínimo, deve ser comunicado o nome da substância aos clientes profissionais e, a pedido, aos consumidores.

  • Verificar e certificar-se de que não existem substâncias contidas no artigo sujeitas a restrição para a utilização em causa. Não são exigidas fichas de dados de segurança para os artigos.

 

Para mais informações:

 

Comunicação na cadeia de abastecimento:

https://www.echa.europa.eu/pt/web/guest/communication-in-the-supply-chain

 

Guia resumido sobre os requisitos para as substâncias contidas em artigos:

https://echa.europa.eu/pt/support/guidance-on-reach-and-clp-implementation/guidance-in-a-nutshell

 

Substituir os produtos químicos perigosos:

https://www.echa.europa.eu/pt/web/guest/regulations/substituting-hazardous-chemicals/why-should-i-substitute

 

Nanomateriais:

https://www.echa.europa.eu/pt/web/guest/regulations/nanomaterials

 

Informações sobre substâncias químicas:

https://www.echa.europa.eu/pt/web/guest/information-on-chemicals

 

 

Please reload

Notícia Relevante

MODALISBOA INSIGHT

01/03/2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes

October 19, 2020

October 19, 2020

October 16, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem