top of page

CALIFÓRNIA – PROJETO DE LEI


A Assembleia do Estado da Califórnia apresentou um projeto de lei que exige que todo o vestuário feito com mais de 50 por cento de poliéster tenha que apresentar uma etiqueta que alerta os consumidores de que o vestuário lançará microfibras contaminantes do oceano durante a lavagem doméstica.


De acordo com esta legislação, a venda de vestuário de poliéster sem esta informação será proibida a partir de janeiro de 2020. As informações incluídas na etiqueta também aconselharão os compradores de produtos a lavar à mão o vestuário sintético em vez de usar uma máquina de lavar doméstica.


De acordo com a lei, as microfibras são pequenas fibras com menos de 5 milímetros de comprimento, libertadas para a água através da lavagem regular de têxteis à base de poliéster. O efluente das máquinas de lavar e das unidades de tratamento de águas residuais é uma importante fonte de poluição por microfibras, entrando nas vias navegáveis ​​e no oceano, o que representa uma séria ameaça para o meio ambiente, com microfibras encontradas em peixes e mariscos que são consumidos por seres humanos.


A nova lei da Califórnia visa educar o público no reconhecimento da ameaça emergente que as microfibras representam para o meio ambiente e a qualidade da água e fornecerá informações sobre as fontes de poluição de microfibras. A lei também pretende reduzir a quantidade de microfibra que entra no meio ambiente e é posteriormente consumida pela vida selvagem.


A AB 2379 entrará em vigor a 1 de janeiro de 2020, após o que a venda ou oferta de venda de vestuário sem a informação exigida seria proibida. Chapéus e sapatos estarão isentos.

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page