EUA: CPSC PUBLICOU ORIENTAÇÕES SOBRE RETARDANTES DE CHAMA ORGANOHALOGENADOS
A Consumer Product Safety Commission (CPSC) publicou um documento de orientação sobre os aditivos perigosos, retardantes de chama organohalogenados não-poliméricos (OFRs) em certos produtos de consumo.
As quatro categorias de produtos de consumo especificadas no documento de orientação são:
(1). produtos duradouros infantis ou para bebés, brinquedos para crianças, artigos de puricultura ou outros produtos para crianças (exceto cadeiras de automóvel para crianças);
(2). móveis estofados vendidos para uso em casa;
(3). colchões e enchimentos;
(4). caixas de plástico que circundam a eletrónica.
Para proteger os consumidores e as crianças dos efeitos tóxicos potenciais da exposição, a CPSC recomenda aos fabricantes desses produtos de consumo que eliminem o uso de OFRs. Além disso, a CPSC recomenda aos importadores, distribuidores e retalhistas que obtenham garantias dos fabricantes de que tais produtos não contêm OFRs.
Os OFRs, são sempre adicionados a espumas, têxteis e polímeros para melhorar a sua resistência ao fogo. São conhecidos alguns efeitos adversos para a saúde desses produtos químicos, p.e. deficiência reprodutiva, impactos neurológicos, genotoxicidade, cancro, etc.
Documento de Orientação sobre Aditivos Perigosos, Retardantes de chama organohalogenados não poliméricos em certos produtos de consumo.