EUA: CPSC PUBLICOU ORIENTAÇÕES SOBRE RETARDANTES DE CHAMA ORGANOHALOGENADOS


A Consumer Product Safety Commission (CPSC) publicou um documento de orientação sobre os aditivos perigosos, retardantes de chama organohalogenados não-poliméricos (OFRs) em certos produtos de consumo.


As quatro categorias de produtos de consumo especificadas no documento de orientação são:


(1). produtos duradouros infantis ou para bebés, brinquedos para crianças, artigos de puricultura ou outros produtos para crianças (exceto cadeiras de automóvel para crianças);


(2). móveis estofados vendidos para uso em casa;


(3). colchões e enchimentos;


(4). caixas de plástico que circundam a eletrónica.


Para proteger os consumidores e as crianças dos efeitos tóxicos potenciais da exposição, a CPSC recomenda aos fabricantes desses produtos de consumo que eliminem o uso de OFRs. Além disso, a CPSC recomenda aos importadores, distribuidores e retalhistas que obtenham garantias dos fabricantes de que tais produtos não contêm OFRs.


Os OFRs, são sempre adicionados a espumas, têxteis e polímeros para melhorar a sua resistência ao fogo. São conhecidos alguns efeitos adversos para a saúde desses produtos químicos, p.e. deficiência reprodutiva, impactos neurológicos, genotoxicidade, cancro, etc.


Documento de Orientação sobre Aditivos Perigosos, Retardantes de chama organohalogenados não poliméricos em certos produtos de consumo.

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

1/10