top of page

GINETEX REGISTA A MARCA DE 5 SÍMBOLOS NA ÍNDIA E CHINA


A marca registada de cinco símbolos do GINETEX foi registada na Índia e na China. O GINETEX, International Association for Textile Care Labeling, é uma rede internacional que fornece ao consumidor informações sobre instruções de conservação de têxteis por meio de pictogramas. Os cinco principais símbolos de conservação estão registados na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).


São marcas comerciais internacionais pertencentes ao GINETEX. A Índia e China são dois mercados importantes para os licenciados GINETEX, já que muitas marcas nacionais de vestuário exportam e importam produtos têxteis nesses mercados.


A ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção) como representante Português do GINETEX, tem a responsabilidade de promover a implementação dos símbolos de conservação de têxteis, de conceder o direito de reprodução e utilização dos mesmos, assim como de controlar o seu uso.


A etiquetagem fornece informação relevante no ato da compra, sobre a utilização e conservação dos artigos têxteis. O princípio base da etiquetagem é de que a informação não deve ser ambígua. Uma etiqueta que possa induzir em erro o consumidor deve ser evitada. Além disso, as etiquetas são também uma fonte de informação para os vendedores na sua tarefa de aconselhamento e para os profissionais de limpeza. A informação dada nas etiquetas também facilita a comunicação entre os elos da cadeia têxtil (fabricantes de tecidos, confecionadores de vestuário, distribuição e comércio).


O fabricante que decide colocar informação numa etiqueta é sempre responsável pelo seu conteúdo (responsabilidade pelo produto). Seguir corretamente as indicações da etiqueta de conservação ajuda a manter a roupa na melhor forma possível, reduz o número de reclamações de clientes, de reparação e ou substituição do produto, bem como eventuais ações de indemnização.


O GINETEX colaborou com a Organização Internacional de Normalização (ISO) e permite que a ISO use o seu sistema de etiquetagem de conservação para garantir que esses símbolos de conservação tenham um alcance global. A Norma IS0 3758: 2012 - "Têxteis - Simbologia de etiquetagem de conservação" informa os fabricantes de têxteis e vestuário, fornecedores e revendedores em todo o mundo sobre os símbolos de conservação e os ensaios adequados para materiais e vestuário de forma a evitar danos irreversíveis durante a lavagem, branqueamento, secagem, passagem a ferro e limpeza profissional.


Durante o último ano, o GINETEX também se concentrou no registo dos símbolos na América do Sul, África do Sul e vários países árabes, já que esses mercados se tornaram mais significativos a nível mundial.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page