ESTUDO DO MERCADO EUROPEU SOBRE ETIQUETAGEM DE CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS


Em parceria com a IPSOS (especialistas em pesquisa de mercado a nível mundial), o GINETEX anunciou a

20 de junho, os resultados do seu barómetro europeu "Os Europeus e a Etiquetagem de Conservação de Têxteis".


70% dos europeus seguem as instruções de conservação de têxteis que figuram nas etiquetas


80% admitem que não (ou raramente) comprariam roupa sem etiquetas,


Enquanto outros 84% se sentem preocupados com a poupança de água e energia.


O GINETEX, a Associação Internacional para a Etiquetagem de Conservação de Têxteis, convocou a empresa francesa de pesquisa de mercado IPSOS, a avaliar o comportamento dos consumidores europeus em relação às etiquetas de produtos têxteis e símbolos de conservação. Este estudo, realizado em dezembro de 2016, combina os resultados de seis países diferentes, reunidos a partir de uma amostra de 6.000 pessoas na Alemanha, Inglaterra, França, Itália, República Checa e Suécia.


Este estudo revela que 70% dos europeus seguem as instruções de conservação de têxteis representadas pelos símbolos. A nível pan-europeu, 57% até admitem que os seguem "frequentemente" e 13% que o fazem "sempre". Estes números ilustram a importância das instruções de conservação nas mentes dos consumidores europeus.


38% afirmam que seguem estas instruções para evitar problemas de lavagem, como encolhimento, em primeiro lugar


31% seguem-nas para preservar as suas roupas e mantê-las por mais tempo, como segunda razão


Em geral, os europeus consideram que as etiquetas são demasiado pesadas e 62% admitem cortá-las: para 74% deles, as etiquetas provocam comichão e irritam a pele e para outros 55%, muitas vezes são muito longas e desconfortáveis. Estes resultados podem diferir de um país europeu para outro.


No entanto, a presença da etiqueta é um critério de compra real, pois 80% dos europeus afirmam que nunca ou raramente comprarão roupas sem uma etiqueta.



% DOS EUROPEUS QUE CORRETAMENTE ASSOCIAM O SÍMBOLO COM A INSTRUÇÂO DE CONSERVAÇÂO CORRESPONDENTE


Lavagem: 91%

Branqueamento: 33%

Passagem a ferro: 97%

Secagem: 32%

Limpeza profissional: 21%




INTERNET E SMARTPHONES: VERDADEIROS PARCEIROS VIRTUAIS PARA ETIQUETAS TÊXTEIS


Aqui existe uma perspetiva positiva: ao resolver um problema de lavagem específico ou quando confrontados com símbolos que não entendem, 53% dos entrevistados têm curiosidade sobre o seu significado e buscam automaticamente na Internet: 39% usam um computador e 21% usa o seu smartphone.


OS SÍMBOLOS DE PASSAGEM A FERRO E DE LAVAGEM SÃO OS MAIS RECONHECIDOS PELOS EUROPEUS!


O estudo revela que os símbolos de passagem a ferro e de lavagem são os que são melhor entendidos: pontuação respetivamente de 97% e 91%.


Os outros três símbolos não são claros para os consumidores:


O símbolo de limpeza profissional é o menos entendido com 21% de europeus que o interpretam corretamente

39% não sabem o que representa o símbolo de branqueamento

45% não sabem o que o símbolo de secagem significa


O mesmo é verdade para caraterísticas especiais, como o traço sob os símbolos, observados por apenas 1 em cada 4 europeus.


Por outro lado, os pontos dentro do ferro e / ou os símbolos do tambor de secagem são mais notados, com um em cada dois europeus (54%) que realmente os vê.


ECO-CONSERVAÇÃO, UM PROBLEMA IMPORTANTE PARA OS CONSUMIDORES EUROPEUS!


O estudo IPSOS revela que 84% dos europeus se sentem preocupados com a poupança de água e energia. E entre os europeus que se sentem preocupados, 90% realizam ações ecológicas específicas ao cuidar dos seus produtos têxteis.


Vale ressaltar que os consumidores europeus já parecem adotar hábitos ecológicos adequados ao cuidar dos seus produtos têxteis.


62% escolhem "secagem natural sempre que possível"

61% fazem "principalmente lavagens a baixa temperatura"

44% usam o "programa Eco"


O GINETEX valoriza os cuidados ecológicos para têxteis, em particular através do seu logotipo clevercare.info, já utilizado por uma série de grandes marcas internacionais, além dos 5 símbolos de conservação de têxteis. Com o seu próprio site dedicado ao público em geral, o objetivo deste logotipo é aumentar a consciencialização e informar os consumidores sobre ações simples e fáceis de adotar para a eco-conservação de produtos têxteis.


"Os resultados deste barómetro GINETEX-IPSOS são positivos e encorajadores. Refletem o papel fundamental do GINETEX e dos comités internacionais que trabalham para aumentar a compreensão dos símbolos de conservação de têxteis. A nossa missão é trabalhar a longo prazo - um esforço também confrontado com obstáculos como a má interpretação de símbolos e a remoção de etiquetas. Juntamente com as marcas membro, devemos continuar a reforçar as nossas ações com o público em geral para garantir que todos os nossos símbolos (e características especiais) sejam compreendidos por todos, em todo o mundo. O nosso objetivo permanente de normalizar e harmonizar o nosso sistema de etiquetagem de conservação de têxteis em todo o mundo contribui para essa melhoria todos os dias ", diz Adam Mansell, Presidente do GINETEX.



Metodologia de estudo:


Neste estudo, foi pesquisada uma amostra de 6.000 pessoas do painel de acesso on-line da IPSOS, com idade entre 18 e 65 anos e representante da população europeia, para os seguintes países: Alemanha, França, Itália, República Tcheca e Suécia. A pesquisa foi realizada on-line em dezembro de 2016.



O GINETEX, Associação Internacional para a Etiquetagem de Conservação de Têxteis, foi fundado em Paris em 1963 na sequência de diversos Simpósios Internacionais de Etiquetagem de Materiais Têxteis no final da década de 1950. O GINETEX criou um sistema de etiquetagem de conservação internacionalmente aplicável para têxteis, com base em símbolos. Os pictogramas utilizados são marcas registadas e são propriedade do GINETEX. O sistema de etiquetagem de conservação dá aos consumidores e empresas têxteis a informação correta sobre o tratamento de conservação de produtos têxteis. Os processos indicados pelos símbolos evitarão danos irreversíveis ao produto. O GINETEX é composto por 21 membros, organizações nacionais. Essas organizações representam todas as partes interessadas envolvidas em conservação e etiquetagem de têxteis.


Em Portugal, o GINETEX é representado pela ANIVEC/APIV (tecnico@anivec.com).


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem