ESTUDO DO MERCADO EUROPEU SOBRE ETIQUETAGEM DE CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS
Em parceria com a IPSOS (especialistas em pesquisa de mercado a nível mundial), o GINETEX anunciou a
20 de junho, os resultados do seu barómetro europeu "Os Europeus e a Etiquetagem de Conservação de Têxteis".
70% dos europeus seguem as instruções de conservação de têxteis que figuram nas etiquetas
80% admitem que não (ou raramente) comprariam roupa sem etiquetas,
Enquanto outros 84% se sentem preocupados com a poupança de água e energia.
O GINETEX, a Associação Internacional para a Etiquetagem de Conservação de Têxteis, convocou a empresa francesa de pesquisa de mercado IPSOS, a avaliar o comportamento dos consumidores europeus em relação às etiquetas de produtos têxteis e símbolos de conservação. Este estudo, realizado em dezembro de 2016, combina os resultados de seis países diferentes, reunidos a partir de uma amostra de 6.000 pessoas na Alemanha, Inglaterra, França, Itália, República Checa e Suécia.
Este estudo revela que 70% dos europeus seguem as instruções de conservação de têxteis representadas pelos símbolos. A nível pan-europeu, 57% até admitem que os seguem "frequentemente" e 13% que o fazem "sempre". Estes números ilustram a importância das instruções de conservação nas mentes dos consumidores europeus.
38% afirmam que seguem estas instruções para evitar problemas de lavagem, como encolhimento, em primeiro lugar
31% seguem-nas para preservar as suas roupas e mantê-las por mais tempo, como segunda razão
Em geral, os europeus consideram que as etiquetas são demasiado pesadas e 62% admitem cortá-las: para 74% deles, as etiquetas provocam comichão e irritam a pele e para outros 55%, muitas vezes são muito longas e desconfortáveis. Estes resultados podem diferir de um país europeu para outro.
No entanto, a presença da etiqueta é um critério de compra real, pois 80% dos europeus afirmam que nunca ou raramente comprarão roupas sem uma etiqueta.
% DOS EUROPEUS QUE CORRETAMENTE ASSOCIAM O SÍMBOLO COM A INSTRUÇÂO DE CONSERVAÇÂO CORRESPONDENTE
Lavagem: 91%
Branqueamento: 33%
Passagem a ferro: 97%
Secagem: 32%
Limpeza profissional: 21%
INTERNET E SMARTPHONES: VERDADEIROS PARCEIROS VIRTUAIS PARA ETIQUETAS TÊXTEIS
Aqui existe uma perspetiva positiva: ao resolver um problema de lavagem específico ou quando confrontados com símbolos que não entendem, 53% dos entrevistados têm curiosidade sobre o seu significado e buscam automaticamente na Internet: 39% usam um computador e 21% usa o seu smartphone.
OS SÍMBOLOS DE PASSAGEM A FERRO E DE LAVAGEM SÃO OS MAIS RECONHECIDOS PELOS EUROPEUS!
O estudo revela que os símbolos de passagem a ferro e de lavagem são os que são melhor entendidos: pontuação respetivamente de 97% e 91%.
Os outros três símbolos não são claros para os consumidores:
O símbolo de limpeza profissional é o menos entendido com 21% de europeus que o interpretam corretamente
39% não sabem o que representa o símbolo de branqueamento
45% não sabem o que o símbolo de secagem significa
O mesmo é verdade para caraterísticas especiais, como o traço sob os símbolos, observados por apenas 1 em cada 4 europeus.
Por outro lado, os pontos dentro do ferro e / ou os símbolos do tambor de secagem são mais notados, com um em cada dois europeus (54%) que realmente os vê.
ECO-CONSERVAÇÃO, UM PROBLEMA IMPORTANTE PARA OS CONSUMIDORES EUROPEUS!
O estudo IPSOS revela que 84% dos europeus se sentem preocupados com a poupança de água e energia. E entre os europeus que se sentem preocupados, 90% realizam ações ecológicas específicas ao cuidar dos seus produtos têxteis.
Vale ressaltar que os consumidores europeus já parecem adotar hábitos ecológicos adequados ao cuidar dos seus produtos têxteis.
62% escolhem "secagem natural sempre que possível"
61% fazem "principalmente lavagens a baixa temperatura"
44% usam o "programa Eco"
O GINETEX valoriza os cuidados ecológicos para têxteis, em particular através do seu logotipo clevercare.info, já utilizado por uma série de grandes marcas internacionais, além dos 5 símbolos de conservação de têxteis. Com o seu próprio site dedicado ao público em geral, o objetivo deste logotipo é aumentar a consciencialização e informar os consumidores sobre ações simples e fáceis de adotar para a eco-conservação de produtos têxteis.
"Os resultados deste barómetro GINETEX-IPSOS são positivos e encorajadores. Refletem o papel fundamental do GINETEX e dos comités internacionais que trabalham para aumentar a compreensão dos símbolos de conservação de têxteis. A nossa missão é trabalhar a longo prazo - um esforço também confrontado com obstáculos como a má interpretação de símbolos e a remoção de etiquetas. Juntamente com as marcas membro, devemos continuar a reforçar as nossas ações com o público em geral para garantir que todos os nossos símbolos (e características especiais) sejam compreendidos por todos, em todo o mundo. O nosso objetivo permanente de normalizar e harmonizar o nosso sistema de etiquetagem de conservação de têxteis em todo o mundo contribui para essa melhoria todos os dias ", diz Adam Mansell, Presidente do GINETEX.
Metodologia de estudo:
Neste estudo, foi pesquisada uma amostra de 6.000 pessoas do painel de acesso on-line da IPSOS, com idade entre 18 e 65 anos e representante da população europeia, para os seguintes países: Alemanha, França, Itália, República Tcheca e Suécia. A pesquisa foi realizada on-line em dezembro de 2016.
O GINETEX, Associação Internacional para a Etiquetagem de Conservação de Têxteis, foi fundado em Paris em 1963 na sequência de diversos Simpósios Internacionais de Etiquetagem de Materiais Têxteis no final da década de 1950. O GINETEX criou um sistema de etiquetagem de conservação internacionalmente aplicável para têxteis, com base em símbolos. Os pictogramas utilizados são marcas registadas e são propriedade do GINETEX. O sistema de etiquetagem de conservação dá aos consumidores e empresas têxteis a informação correta sobre o tratamento de conservação de produtos têxteis. Os processos indicados pelos símbolos evitarão danos irreversíveis ao produto. O GINETEX é composto por 21 membros, organizações nacionais. Essas organizações representam todas as partes interessadas envolvidas em conservação e etiquetagem de têxteis.
Em Portugal, o GINETEX é representado pela ANIVEC/APIV (tecnico@anivec.com).