top of page

ISO - NOVA VERSÃO DAS NORMAS PARA DESIGNAÇÃO DE TAMANHOS DE VESTUÁRIO


O tamanho do vestuário tem mudado constantemente em proporções e dimensões, uma vez que as peças de "pronto-a-vestir" com tamanhos padronizados apareceram em meados do século XIX e, hoje, os tamanhos entre marcas e países continuam a variar com base em diferentes perfis corporais.


A série de normas ISO 8559 acaba de ser revista, definindo "como e onde medir o corpo".


Esta série de normas ISO 8559 fornecem orientação aos confecionadores de vestuário para desenvolverem gamas de tamanho e forma com base em populações diferentes. Foram recentemente atualizadas para refletir as mudanças e eliminar as barreiras comerciais, harmonizando a marcação do tamanho e os termos de referência a nível mundial.


ISO 8559-1:2017 Size designation of clothes -- Part 1: Anthropometric definitions for body measurement


A ISO 8559-1:2017 fornece uma descrição das medidas antropométricas que podem ser usadas como base para a criação de bases de dados antropométricas físicas e digitais. A lista de medidas especificada neste documento pretende servir de guia para os profissionais do ramo de vestuário que são obrigados a aplicar os seus conhecimentos a segmentos de mercado selecionados da população e para criar perfis de tamanho e formas para o desenvolvimento de todos os tipos de vestuário e dos seus respetivos manequins. A lista fornece um guia sobre como fazer medições antropométricas, bem como informações para as equipas de desenvolvimento de produtos de vestuário e fabricantes de manequins em conformidade com os princípios de medição e suas bases anatómicas e antropométricas subjacentes.


O Anexo A descreve a utilização do pictograma (normalizado e modificado) com base na seleção das dimensões mais habituais do corpo utilizadas para a designação do tamanho do vestuário.


A ISO 8559-1: 2017 destina-se a ser utilizada em conjunto com regulamentos ou acordos nacionais, regionais ou internacionais para assegurar a harmonia na definição de grupos populacionais e permitir a comparação de conjuntos de dados antropométricos.


ISO 8559-2:2017 Size designation of clothes -- Part 2: Primary and secondary dimension indicators


A ISO 8559-2:2017 especifica as dimensões primárias e secundárias para tipos de vestuário especificados a serem usadas ​​em combinação com a ISO 8559-1 (definições antropométricas para a medição corporal).


O principal objetivo deste documento é estabelecer um sistema de designação de tamanhos que possa ser utilizado pelos fabricantes e retalhistas para indicar aos consumidores (de forma simples, direta e significativa) as dimensões do corpo da pessoa a quem o vestuário se destina. Desde que o tamanho do corpo da pessoa (conforme indicado pelas dimensões especificadas) tenha sido determinado de acordo com a norma ISO 8559-1, este sistema de designação facilitará a escolha das peças de vestuário que se adequam. Esta informação pode ser indicada por etiquetagem, etc.


O sistema de designação de tamanhos é baseado em medidas de corpo, não em medidas de vestuário. A escolha das medidas de vestuário é normalmente determinada pelo designer e os fabricantes que fazem as tolerâncias adequadas para ajustar ao tipo, estilo, corte e elementos de moda da peça.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page