ISO - NOVA VERSÃO DAS NORMAS PARA DESIGNAÇÃO DE TAMANHOS DE VESTUÁRIO

12/04/2017

O tamanho do vestuário tem mudado constantemente em proporções e dimensões, uma vez que as peças de "pronto-a-vestir" com tamanhos padronizados apareceram em meados do século XIX e, hoje, os tamanhos entre marcas e países continuam a variar com base em diferentes perfis corporais.

 

A série de normas ISO 8559 acaba de ser revista, definindo "como e onde medir o corpo".

 

Esta série de normas ISO 8559 fornecem orientação aos confecionadores de vestuário para desenvolverem gamas de tamanho e forma com base em populações diferentes. Foram recentemente atualizadas para refletir as mudanças e eliminar as barreiras comerciais, harmonizando a marcação do tamanho e os termos de referência a nível mundial.

 

ISO 8559-1:2017 Size designation of clothes -- Part 1: Anthropometric definitions for body measurement

 

A ISO 8559-1:2017 fornece uma descrição das medidas antropométricas que podem ser usadas como base para a criação de bases de dados antropométricas físicas e digitais. A lista de medidas especificada neste documento pretende servir de guia para os profissionais do ramo de vestuário que são obrigados a aplicar os seus conhecimentos a segmentos de mercado selecionados da população e para criar perfis de tamanho e formas para o desenvolvimento de todos os tipos de vestuário e dos seus respetivos manequins. A lista fornece um guia sobre como fazer medições antropométricas, bem como informações para as equipas de desenvolvimento de produtos de vestuário e fabricantes de manequins em conformidade com os princípios de medição e suas bases anatómicas e antropométricas subjacentes.

 

O Anexo A descreve a utilização do pictograma (normalizado e modificado) com base na seleção das dimensões mais habituais do corpo utilizadas para a designação do tamanho do vestuário.

 

A ISO 8559-1: 2017 destina-se a ser utilizada em conjunto com regulamentos ou acordos nacionais, regionais ou internacionais para assegurar a harmonia na definição de grupos populacionais e permitir a comparação de conjuntos de dados antropométricos.

 

ISO 8559-2:2017 Size designation of clothes -- Part 2: Primary and secondary dimension indicators

 

A ISO 8559-2:2017 especifica as dimensões primárias e secundárias para tipos de vestuário especificados a serem usadas ​​em combinação com a ISO 8559-1 (definições antropométricas para a medição corporal).

 

O principal objetivo deste documento é estabelecer um sistema de designação de tamanhos que possa ser utilizado pelos fabricantes e retalhistas para indicar aos consumidores (de forma simples, direta e significativa) as dimensões do corpo da pessoa a quem o vestuário se destina. Desde que o tamanho do corpo da pessoa (conforme indicado pelas dimensões especificadas) tenha sido determinado de acordo com a norma ISO 8559-1, este sistema de designação facilitará a escolha das peças de vestuário que se adequam. Esta informação pode ser indicada por etiquetagem, etc.

 

O sistema de designação de tamanhos é baseado em medidas de corpo, não em medidas de vestuário. A escolha das medidas de vestuário é normalmente determinada pelo designer e os fabricantes que fazem as tolerâncias adequadas para ajustar ao tipo, estilo, corte e elementos de moda da peça.

 

 

Please reload

Notícia Relevante

MODALISBOA INSIGHT

01/03/2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes

October 19, 2020

October 19, 2020

October 16, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem