top of page

EXPORTAÇÕES DO VESTUÁRIO CRESCEM 7,7%

No total, as empresas portuguesas do sector exportaram 2,85 mil milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2016, um valor que fica já muito próximo do exportado no ano completo de 2015.



As exportações de vestuário portuguesas somaram mais 202 milhões de euros entre janeiro e novembro de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015, ficando apenas a cerca de 40 milhões do valor registado entre janeiro e dezembro de 2015.


O mercado europeu continua a ser o grande consumidor do “made in Portugal”, com as vendas para o bloco económico a subirem 8,5%, para 2,62 mil milhões de euros.


Suécia (+24,7%), Países Baixos (+17%), Itália (+16,6%) e Espanha (+13,1%) foram os principais impulsionadores do crescimento neste período.


No mercado extra-UE, os EUA registaram um novo crescimento (+7,4%), para 76,4 milhões de euros.


De notar ainda a recuperação nas exportações para França, o segundo maior mercado do vestuário português, que tinham vindo a registar uma queda homóloga nos últimos meses. Em novembro, os envios de vestuário para França ficaram ao mesmo nível do registado em 2015, em 365,3 milhões de euros.


«Esta recuperação é muito positiva para a indústria de vestuário nacional, dando sinais de estabilização do mercado francês depois de um ano marcado por um abrandamento no país, vítima de diversos ataques terroristas que afetaram o consumo», afirma César Araújo, presidente da direção da ANIVEC. «É mais uma boa notícia a somar ao crescimento em mercados importantes para as empresas do sector, como é o caso de Espanha, Itália e EUA», acrescenta.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page