VESTUÁRIO CRESCE 8,3% ATÉ SETEMBRO
As exportações portuguesas de vestuário aceleraram em setembro, com um aumento de 8,3%, para 2,32 mil milhões de euros.
Suécia, Itália e Países Baixos registaram o maior crescimento das vendas nacionais nos primeiros nove meses do ano.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, as exportações de vestuário somaram mais 177,3 milhões de euros, num crescimento transversal a praticamente todos os principais mercados do “made in Portugal”.
Entre os 10 maiores destinos do vestuário português, a Suécia registou o maior crescimento (+25,7%), superando os 60 milhões de euros, em comparação com os 48,3 milhões de euros no período homólogo de 2015.
O segundo maior aumento registou-se em Itália (+18,5%), com os envios para o mercado transalpino a superarem os 78,8 milhões de euros.
Os Países Baixos (+16,5%) e Espanha (+13,3%) registaram igualmente crescimentos de dois dígitos, enquanto para os EUA o aumento das exportações foi de 8,4%, para um valor a rondar os 62 milhões de euros.
«É uma boa notícia para o sector o facto do crescimento das exportações estar a acelerar», considera César Araújo, presidente da direção da ANIVEC, que realça ainda «o aumento das vendas a mercados exigentes como o sueco e o italiano, que mostram que o valor e a qualidade do “made in Portugal” são cada vez mais reconhecidos», acrescenta.