top of page

EXPORTAÇÕES DE VESTUÁRIO CRESCEM 7,8% ATÉ AGOSTO


Nos primeiros oito meses de 2016, as empresas portuguesas de vestuário exportaram mais de 2 mil milhões de euros, com um reforço das vendas transversal aos principais mercados.


No total, de janeiro a agosto as exportações nacionais de vestuário atingiram 2.095 milhões de euros, o que representa um aumento de 7,8% face ao período homólogo do ano passado.


O crescimento foi sentido em todos os 12 principais mercados do vestuário “made in Portugal”, com exceção de França, que registou um ligeiro declínio (-0,9%). Uma diminuição claramente compensada pelo aumento das exportações para a Suécia (+25,9%), Itália (+17,6%) e Países Baixos (+14,3%).


Nos mercados extracomunitários, os envios para os EUA aumentaram 9,3%, para 56,9 milhões de euros. Sublinha-se ainda o crescimento de 108,8% nas exportações para a Arábia Saudita e de 63,4% para a República Checa.


«Este crescimento, que é mesmo superior ao registado no período entre janeiro e julho, é mais uma prova da competitividade do vestuário português no campo internacional», considera César Araújo, presidente da direção da ANIVEC. «A Europa continua a ser o terreno natural para o vestuário português, como mostram os números, mas o aumento das exportações para países como os EUA prova que a confeção portuguesa está também a registar um aumento da procura noutros mercados, onde está a consolidar a sua posição como fornecedor de excelência», acrescenta.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page