top of page

POLÓNIA - SÍNTESE SETORIAL DE VESTUÁRIO


Com um Produto Interno Bruto duas vezes superior ao português e uma população de 38 milhões de habitantes, a Polónia é o maior mercado da Europa Central e Oriental e o sexto maior da Europa.


Em 2015, as importações polacas de vestuário atingiram 4,6 mil milhões de euros, o que colocou este país na 18ª posição entre os importadores mundiais do setor e a nona na União Europeia.


Esta importância resulta de uma forte tendência de crescimento das aquisições da Polónia de vestuário ao exterior que, nos últimos cinco anos, aumentaram 12,4 por cento, em média anual, um ritmo muito superior ao mundial (7,2 por cento).


No mesmo período, as importações polacas de vestuário português cresceram apenas 1,3 por cento, tendo-se limitado a 4 milhões de euros em 2015. Deste modo, Portugal ocupava a 29ª posição no ranking de fornecedores deste país, com uma quota de mercado de apenas 0,1 por cento.


Neste contexto, existe potencial de mercado para os produtores portugueses de vestuário, quer através do incremento dos fornecimentos em regime de subcontratação às maiores cadeias de distribuição na Polónia, quer através da comercialização de marcas portuguesas em lojas multimarca. A abertura de estabelecimentos comerciais próprios é ainda uma oportunidade a explorar.


Esta Síntese Setorial inclui uma breve caracterização do mercado polaco de vestuário e a sua evolução recente. São analisadas as relações comerciais internacionais, países fornecedores, principais produtores, importadores e distribuidores locais, e outra informação económica e regulamentar relevante para as empresas deste setor.


O documento pode ser consultado no site da AICEP aqui.


AICEP, 01-08-2016

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page