top of page

EXPORTAÇÕES DE VESTUÁRIO CRESCEM 4,6% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Os primeiros três meses do ano mantiveram a tónica positiva no comércio internacional de vestuário, com as empresas do sector a aumentarem em 4,6% as suas vendas ao exterior. Áustria e Itália são dois dos mercados com maior crescimento relativo entre janeiro e março de 2016.


No total, as exportações portuguesas de vestuário atingiram 783,1 milhões de euros, um aumento de quase 35 milhões de euros face a igual período do ano passado.


Na lista de principais clientes, embora a Europa continue a ser o principal destino, com 92,1% do total das exportações, os EUA ocupam o sétimo lugar do ranking, tendo mantido as suas compras em 19,2 milhões de euros.


Dentro da Europa, é de sublinhar os desenvolvimentos positivos de Espanha (+11,9%, para 337,1 milhões de euros), Áustria (+14,7%, para 13,6 milhões de euros) e Itália (+4%, para 25,8 milhões de euros).


De referir ainda o crescimento registado nas vendas para a Arábia Saudita (+168,9%) e para a República Checa (+175,9%).


«Os números das exportações para o primeiro trimestre continuam a demonstrar a força da indústria de vestuário portuguesa», considera César Araújo, presidente da direção da ANIVEC. «O crescimento registado em alguns dos mercados extra comunitários, contudo, mostra que há ainda um grande potencial para explorar fora dos países tradicionais e justifica a vontade de diversificação das exportações dos empresários do sector, que estão, cada vez mais, a investir na presença em novas latitudes para acelerarem o crescimento dos seus negócios», acrescenta.



Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page