SIGA-NOS:

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

October 24, 2019

October 17, 2019

October 17, 2019

Please reload

Notícias Recentes

MODALISBOA INSIGHT

01/03/2019

1/10
Please reload

Notícia Relevante

LOUSADA QUER CRIAR "FÁBRICA-MODELO" NO VESTUÁRIO VOLTADA À FORMAÇÃO

10/03/2016

Lousada (Lusa) – Lousada quer criar uma "fábrica modelo" no têxtil e vestuário, projeto que envolve uma associação nacional do setor submetido a uma candidatura comunitária, avançou à Lusa o presidente da Câmara.

 

"Trata-se de um projeto ambicioso, que vai possibilitar aos formandos aplicar e desenvolver os seus conhecimentos, em contexto de trabalho, tal como se estivessem numa empresa do setor", explicou Pedro Machado.

Segundo o autarca, pretende-se construir um edifício de raiz no concelho, num local ainda a designar.

O setor têxtil, sobretudo na área das confeções e vestuário, predomina no tecido empresarial do concelho, ocupando metade da mão-de-obra afeta à indústria.

Apesar disso, os empresários locais do setor queixam-se que faltam recursos humanos qualificados.

Também por isso, segundo o presidente, é objetivo do projeto permitir a realização dos estágios que habitualmente são realizados nas empresas, contando para o efeito com o envolvimento do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e dos empresários da região.

Pedro Machado adiantou que o projeto já foi apresentado à Comissão Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) e que está a ser bem recebido pelos parceiros do projeto.

"Pretendemos submeter este projeto ao atual quadro comunitário, para garantir o financiamento", anotou, acrescentando: "Queremos que o projeto avance o mais rapidamente possível".

Para além do edifício que albergará o projeto, o presidente recordou ser necessário investir na aquisição de equipamentos de topo, nomeadamente ao nível da maquinaria.

"O que se pretende é que esta seja uma fábrica de vanguarda", vincou.

Para o autarca, na área do apetrechamento da fábrica vai ser importante o envolvimento dos empresários, frisando que Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção já se disponibilizou para sinalizar o equipamento necessário e indicar potenciais fornecedores.

 

Fonte: Agência LUSA.

 

Please reload

Please reload

Arquivo