NOTA DE IMPRENSA ANIVEC /APIV - UMA ASSOCIAÇÃO COM HISTÓRIA

Com um passado que remonta às corporações de alfaiates da Idade Média (conta a associação com um Certificado do Ofício de Alfaiate de 1826), e ao estabelecimento do Grémio dos Alfaiates do Norte, no Porto, e do Sul, em Lisboa, no ano de 1933, a ANIVEC/APIV, possui um passado histórico longo, de referência, do qual só tem motivos de orgulho.

Readaptar a estrutura interna, preservando a grandeza desta associação e trabalho desenvolvido ao longo do tempo, e que se materializou também em muitos dos documentos e registos que esta associação foi mantendo, torna-se uma justa homenagem.

Foi com este propósito que o Presidente da ANIVEC/APIV, César Araújo, convidou o Gabinete de Arquitetura Art’Cittá (que não sendo centenário, já conta com largos anos de experiência), na pessoa do seu fundador, o arquiteto Augusto Vasconcelos, a desenvolver um estudo conceptual e interpretativo, que dará origem a um processo de mudança dos espaços das suas instalações sitas na avenida da Boavista, no Porto, preservando e dignificando a herança histórica, mas conferindo-lhe um olhar aberto para o mundo, enquanto mais um meio de mostra do setor, das suas origens e evolução.

Esta parceria, estender-se-á no tempo, através de uma colaboração e intervenções regulares, associando assim a moda, a arte e a arquitetura, como reflexo do respeito pelo passado, pela cultura do presente, e fonte de inspiração para o futuro.