top of page

INFORMAÇÃO DGC - VESTUÁRIO E CALÇADO



A ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção é a representante da indústria de vestuário portuguesa, estando empenhada em defender, quotidianamente, os interesses de todas as empresas do setor. Neste contexto, e tendo em conta que o correto enquadramento legal das empresas no mercado interno e externo deve ser uma prioridade, alertamos para a leitura atenta da informação abaixo sobre a utilização dos símbolos de etiquetagem, assim como da brochura em anexo da Direção-Geral do Consumidor.


SABE QUE OS SÍMBOLOS DE CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS SÃO MARCAS REGISTADAS DE REPRODUÇÃO PROTEGIDA?


Os símbolos de conservação de têxteis são marcas registadas na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) pelo GINETEX, uma organização internacional que tem sede em Paris.


A ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção) é o representante Português do GINETEX.


SABE QUE A EXPORTAÇÃO PARA DETERMINADOS PAÍSES ESTÁ SUJEITA AO PAGAMENTO DE UMA TAXA DE SERVIÇO?


Para usar estes símbolos em vários países membro do GINETEX, deve ser paga uma taxa de serviço. A taxa é variável de país para país, mas pode ser cobrada por peça, e pode chegar a centenas de milhares de euros. O uso indevido pode conduzir a ações legais.


CONHECE AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE CONSERVAÇÃO?


A etiquetagem fornece informação relevante no ato da compra, sobre a utilização e conservação dos artigos têxteis. O princípio base da etiquetagem é de que a informação não deve ser ambígua. Uma etiqueta que possa induzir em erro o consumidor deve ser evitada.


Além disso, as etiquetas são também uma fonte de informação para os vendedores na sua tarefa de aconselhamento e para os profissionais de limpeza.


A informação dada nas etiquetas também facilita a comunicação entre os elos da cadeia têxtil (fabricantes de tecidos, confecionadores de vestuário, distribuição e comércio).


O fabricante que decide colocar informação numa etiqueta é sempre responsável pelo seu conteúdo (responsabilidade pelo produto).


Seguir corretamente as indicações da etiqueta de conservação ajuda a manter a roupa na melhor forma possível, reduz o número de reclamações de clientes, de reparação e ou substituição do produto, bem como eventuais ações de indemnização.


SABE ONDE PODE OBTER INFORMAÇÃO SOBRE A ETIQUETAGEM DE CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS?


A ANIVEC/APIV disponibiliza uma ampla gama de informações sobre os requisitos de etiquetagem nos principais mercados em todo o mundo, desde a etiquetagem de conservação ao conteúdo em fibras, país de origem, etc.


A ANIVEC/APIV representa o GINETEX em Portugal, com a responsabilidade de promover a implementação dos símbolos de conservação de têxteis, de conceder o direito de reprodução e utilização dos mesmos, assim como de controlar o seu uso.


Os símbolos do GINETEX deram também origem à Norma NP EN ISO 3758 - Têxteis, Simbologia de etiquetagem de conservação. De acordo com a Norma, se não for dada informação para qualquer um dos cinco símbolos básicos, é permitido o tratamento de conservação correspondente a esse símbolo.


Para obter informações, contacte o Gabinete Técnico da ANIVEC/APIV por email tecnico@anivec.com, ou telefone 226165471.


Consultar brochura aqui.

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page