top of page

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - FICHA DE MERCADO


A “Ficha de Mercado dos Emirados Árabes Unidos”, agora publicada pela AICEP, faz uma análise da economia dos EAU, das relações económicas Portugal-Emirados Árabes Unidos e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma federação de sete emirados situados a sudeste da Península Arábica, no Golfo Pérsico.


O setor dos hidrocarbonetos é o principal motor do crescimento da economia que foi construída essencialmente com base nos abundantes recursos de petróleo e, mais recentemente, de gás natural.


Os Emirados Árabes Unidos são hoje uma economia aberta e com um elevado PIB per capita. Em anos relativamente recentes, as autoridades locais iniciaram um plano de diversificação da economia do país, que após a crise financeira mundial registou um desenvolvimento a um ritmo mais lento do que originalmente era esperado.


Prevê-se uma taxa média de crescimento anual do PIB superior a 3 por cento no período de 2015 a 2016. Os Emirados Árabes Unidos foram o 19º importador mundial em 2014 e o 29º recetor de IDE em 2013.


As exportações portuguesas de bens para os EAU vêm aumentando, atingindo o valor de 123,7 milhões de euros em 2014, o que representou um acréscimo de 21,6 por cento face a 2013, fixando-se a taxa média de crescimento anual, nos últimos cinco anos, em 13,6 por cento. Esse país ocupou a 36ª posição no ranking de clientes das exportações portuguesas em 2014, situando-se no 88º lugar enquanto fornecedor. O crescente interesse pelo mercado dos EAU é igualmente confirmado pelo número de empresas portuguesas que exportam produtos para aquele país, que passou de 436 empresas em 2009 para 733 empresas em 2013.


Este documento pode ser consultado neste link.



2015-06-08 11:20

AICEP


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page