top of page

EUA - Estabelecimento de Empresas


O documento “EUA – Estabelecimento de Empresas” (abril 2015), agora publicado pela AICEP, disponibiliza informação sobre o quadro legal de diversas áreas relevantes para o investimento estrangeiro (ex.: regime jurídico de investimento estrangeiro; constituição de empresas; sistema laboral; sistema fiscal e incentivos), procurando facilitar a tomada de decisão por parte dos potenciais investidores portugueses.


Os EUA são uma das maiores economias a nível mundial, tendo mantido em 2014, no que se refere ao comércio de bens, o 6º lugar enquanto cliente de Portugal, com as exportações lusas para este mercado a atingir, neste mesmo ano, o valor mais elevado de sempre (2,1 mil milhões de EUR, + 5,6 por cento face ao ano anterior).


É de salientar que se tem vindo a assistir a uma maior presença portuguesa no mercado norte-americano, contando-se, correntemente, cerca de sete dezenas de empresas portuguesas com escritório ou representação permanente.


Existem investimentos em diversos setores, podendo ser identificadas quatro áreas principais de atividade que têm merecido maior atenção por parte das empresas portuguesas: energia; saúde; infraestruturas, logística e novos conceitos industriais e de serviços; e tecnologias de informação e comunicação. O stock/posição de Investimento Direto (ID) de Portugal nos EUA no final de 2014 era de 1,6 mil milhões de EUR, mantendo-se inalterado face a 2013.


Segundo o Economist Intelligence Unit (EIU), as perspetivas de evolução da economia dos EUA no período 2015-2019 apontam, entre outros aspetos, para que a taxa real de crescimento das importações de bens e serviços deva situar-se acima dos 3,5 por cento (o qual poderá ser potenciado pelo Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento EUA-União Europeia – Transatlantic Trade and Investment Partnership – TTIP, em fase final de negociação política) e para que o ID continue a registar variações positivas nos próximos anos, com uma média de crescimento de 6,1 por cento.



2015-04-23

AICEP

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page