top of page

GINETEX- Colónia, 16 e 17 de Abril


A ANIVEC/APIV esteve presente nas reuniões do GINETEX que se realizaram a 16 e 17 de Abril em Colónia.


O GINETEX reúne 2 vezes por ano, para discutir e informar os seus membros sobre a evolução a nível técnico e ambiental da simbologia de conservação de têxteis e aspetos relacionados.

O sistema de etiquetagem de conservação de têxteis do GINETEX baseia-se nos seguintes princípios:

  • utilização uniforme dos símbolos no interesse do consumidor,

  • os símbolos GINETEX são suficientemente simples para ser entendidos em todos os países, independentemente da língua falada, mas fornecer o máximo de informações possível sobre os tratamentos de conservação adequados aos artigos têxteis, a fim de evitar danos irreversíveis,

  • os profissionais são responsáveis pela escolha dos tratamentos de conservação dos seus artigos,

  • os símbolos de conservação do GINETEX não podem ser usados separadamente e referem-se a todos os tratamentos pela seguinte ordem: lavagem, branqueamento, secagem, passagem a ferro e limpeza profissional de têxteis,

  • os símbolos de conservação devem ser adaptados sempre que necessário à evolução técnica e económica, mas as mudanças devem ser limitadas ao essencial, a fim de não criar confusão para o consumidor

Durante esta última reunião foi referido um novo Regulamento (TRIMAN, No. 2014 - 1577 de 23 Dezembro 2014) que entrou em vigor em França, em janeiro de 2015 e que obriga as empresas que operam no mercado francês a estar cientes das suas implicações.


Desde 1 de janeiro de 2015 todas as empresas que coloquem no mercado francês qualquer produto que possa estar sujeito a reciclagem suscetível de recolha seletiva, deve informar o consumidor sobre a necessidade de entregar os seus produtos num ponto de recolha. O logotipo "Triman", destinado ao consumidor, indica que o produto ou a embalagem não deve ser colocado no lixo, mas sim num ponto de recolha para ser reciclado. A utilização do logotipo "Triman" pela indústria é progressiva mas não significa que não tenhamos que classificar os resíduos.


O Regulamento aplica-se a vários tipos de produtos, embalagens, têxteis e vestuário, têxteis-lar, calçado e produtos de papel. As embalagens em vidro e os produtos para uso profissional estão excluídos.


Este símbolo pode ser aplicado sobre o produto, na embalagem, nas instruções de utilização, ou outros meios, incluindo a possibilidade de o referir no website da marca/empresa.


A versão francesa está disponível aqui.


O Ministério da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, juntamente com a ADEME (Agência Francesa do Ambiente e Gestão da Energia) lançaram um guia de utilização que pode ser consultado aqui.


Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page