GINETEX- Colónia, 16 e 17 de Abril

20/04/2015

A ANIVEC/APIV esteve presente nas reuniões do GINETEX que se realizaram a 16 e 17 de Abril em Colónia.

 

O GINETEX reúne 2 vezes por ano, para discutir e informar os seus membros sobre a evolução a nível técnico e ambiental da simbologia de conservação de têxteis e aspetos relacionados. 

O sistema de etiquetagem de conservação de têxteis do GINETEX baseia-se nos seguintes princípios:

  • utilização uniforme dos símbolos no interesse do consumidor,

  • os símbolos GINETEX são suficientemente simples para ser entendidos em todos os países, independentemente da língua falada, mas fornecer o máximo de informações possível sobre os tratamentos de conservação adequados aos artigos têxteis, a fim de evitar danos irreversíveis,

  • os profissionais são responsáveis pela escolha dos tratamentos de conservação dos seus artigos,

  • os símbolos de conservação do GINETEX não podem ser usados separadamente e referem-se a todos os tratamentos pela seguinte ordem: lavagem, branqueamento, secagem, passagem a ferro e limpeza profissional de têxteis,

  • os símbolos de conservação devem ser adaptados sempre que necessário à evolução técnica e económica, mas as mudanças devem ser limitadas ao essencial, a fim de não criar confusão para o consumidor

Durante esta última reunião foi referido um novo Regulamento (TRIMAN, No. 2014 - 1577 de 23 Dezembro 2014) que entrou em vigor em França, em janeiro de 2015 e que obriga as empresas que operam no mercado francês a estar cientes das suas implicações.

 

Desde 1 de janeiro de 2015 todas as empresas que coloquem no mercado francês qualquer produto que possa estar sujeito a reciclagem suscetível de recolha seletiva, deve informar o consumidor sobre a necessidade de entregar os seus produtos num ponto de recolha. O logotipo "Triman", destinado ao consumidor, indica que o produto ou a embalagem não deve ser colocado no lixo, mas sim num ponto de recolha para ser reciclado. A utilização do logotipo "Triman" pela indústria é progressiva mas não significa que não tenhamos que classificar os resíduos.

 

O Regulamento aplica-se a vários tipos de produtos, embalagens, têxteis e vestuário, têxteis-lar, calçado e produtos de papel. As embalagens em vidro e os produtos para uso profissional estão excluídos.

 

Este símbolo pode ser aplicado sobre o produto, na embalagem, nas instruções de utilização, ou outros meios, incluindo a possibilidade de o referir no website da marca/empresa.

 

A versão francesa está disponível aqui.

 

O Ministério da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, juntamente com a ADEME (Agência Francesa do Ambiente e Gestão da Energia) lançaram um guia de utilização que pode ser consultado aqui.

 

 

 

Please reload

Notícia Relevante

MODALISBOA INSIGHT

01/03/2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes

October 19, 2020

October 19, 2020

October 16, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

SIGA-NOS:

  • Facebook App Icon

ANIVEC / APIV

ANIVEC / APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

Gerber Task Force

Gerber Task Force

Gerber

Gerber

TopAtlântico

TopAtlântico

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

GERBER TECHNOLOGY

Fabrics4Fashion

Fabrics4Fashion

The best selection of the finest fabrics for garments!

FUSÃO Comunicação e Imagem

FUSÃO Comunicação e Imagem