top of page

EUA ADEREM À INTERCOLOR

A INTERCOLOR, a prestigiada organização da cor, realizou recentemente o seu congresso bianual em Istambul para discutir as tendências de cor Outono/Inverno 2016-17, onde a ANIVEC/APIV marcou presença.

A proposta portuguesa de cor para a estação Outono/Inverno 2016/2017 foi desenvolvida pelo MODATEX, em representação da ANIVEC/APIV.

A sugestão portuguesa baseou-se no conceito MAKER SOCIETY e na noção de que oMaking tem vindo a afastar-se do DIY (Do It Yourself) e a aproximar-se do DIT (Do It Together).

  • A cidade do Porto, à semelhança do que já aconteceu noutras cidades, acordou talentos adormecidos e estimulou o engenho nos seus habitantes.

  • Assiste-se ao desenvolvimento de uma sociedade baseada na experienciação e promotora das indústrias criativas.

A dimensão humana e geográfica da cidade propicia o rápido contágio, pelo que se antevê uma consolidação desta tendência em 2016/2017, transformando o modo de ser Portuense em “The City Inspires The Maker, The Maker Inspires The City”.

Pela primeira vez em muitos anos, os EUA foram representados, através de uma colaboração entre a CEW e Beautystreams, um serviço de previsão de tendências especializado em beleza.

A INTERCOLOR é uma organização sem fins lucrativos, representada por especialistas em cor a nível internacional. O seu objetivo é a pesquisa da cor, o desenvolvimento e o intercâmbio. Os especialistas não só representam associações nacionais, mas também trabalham com os maiores intervenientes nos setores dos têxteis, moda, beleza e design, em todas as áreas onde a cor é fundamental.

A previsão da cor é uma arte misteriosa. Há mais de 50 anos, os especialistas de vários países decidiram reunir-se e trocar conhecimentos sobre a cor. A INTERCOLOR foi criada em 1963 por iniciativa da França, Suíça e Japão. Os seus respetivos representantes, Fred Carlin, Milo Legnazzi e Yasuo Inamura, concordaram que a cor da moda deve ser discutida internacionalmente. A primeira sessão INTERCOLOR foi realizada em Paris a 09 de setembro de 1963, e ao longo dos últimos 50 anos, a rede e as suas atividades continuaram a desenvolver-se.

Além dos EUA, a INTERCOLOR tem atualmente 14 países membro: China, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Japão, Coreia, Portugal, Espanha, Suíça, Tailândia e Turquia.

A INTERCOLOR mantém um congresso bianual, organizado por um dos países-membro. Nestas sessões de trabalho, os delegados apresentam as suas propostas de cor para uma estação específica e os conceitos, estilos de vida e ambientes que influenciaram a sua escolha. No final de dois dias de discussão, as principais tendências são resumidas e a paleta de cores é elaborada, a partir duma panóplia de ideias compartilhadas durante as sessões de trabalho. Ajudando a unificar as tendências para as indústrias têxteis, moda e design, a INTERCOLOR serve como uma incubadora de inovação e ideias avançadas. As paletas finais refletem as principais tendências e influências internacionais.

Durante o recente congresso em Istambul, algumas ideias discutidas incluem: interconectividade, bio-pirataria, re-naturação e dualidade.

As cores desviam-se dos elegantes tons fantasmagóricos para autênticos tons rústicos e os negros. A atualização das paletas oficiais da INTERCOLOR Outono-Inverno 2016-17, será anunciada na próxima primavera.

Notícia Relevante
Notícias Recentes
Arquivo
bottom of page